Soluções pra sua roupa poluir cada vez menos os oceanos!

Instagram / @stopmicrowaste
Você conhece as microfibras de plástico? Já tem gente buscando alternativas pra evitar que elas acabem nos rios e oceano - vem saber mais clicando na foto! Próxima Ver mais fotos
Você conhece as microfibras de plástico? Já tem gente buscando alternativas pra evitar que elas acabem nos rios e oceano - vem saber mais clicando na foto!

Você sabia que quando a gente lava qualquer roupa feita de tecidos sintéticos (como poliéster, acrílico, náilon etc), microfibras se soltam, acabam não sendo filtradas e vão direto pros oceanos, lagos e rios? As microfibras são pedacinhos microscópicos do fio utilizado pra fazer o tecido e, uma vez que entram em nossas águas, os peixes as confundem com plâncton. Assim, esse material que não é biodegradável acaba entrando na nossa cadeia alimentar via consumo de peixe causando doenças (e tem quem aponte outros diagnósticos como envenenamento, desordem genética e até infertilidade). E, claro, também causam impacto ambiental.

Não basta ser a capital da moda, tem que ser sustentável! Vem entender!

Pois é, são milhares de microplásticos que se soltam das roupas (inclusive as recicladas com garrafa pet, por exemplo, viu?): uma cidade do tamanho de Berlim, por exemplo, despeja o equivalente a 500 mil sacos plásticos por dia no oceano na forma de microfibras! A situação é realmente alarmante, mas calma que já tem gente trabalhando pra achar uma solução: o ideal seria não utilizar plásticos nas roupas (até pelo contato com a nossa pele), mas algumas marcas têm buscado alternativas pra que a gente possa usar os tecidos sem prejudicar tanto o meio ambiente!

Follow já! 10 influenciadores sustentáveis pra inspirar novos hábitos

Antes de mais nada, existem alguns truques pra começar a praticar agora:
. Lavar as roupas sintéticas com menos frequência;
. Evitar lavagens longas;
. Lavar a roupa em temperaturas mais baixas pra que soltem menos microfibras; 
. Optar por detergentes e sabões líquidos, evitando aqueles com alto pH e agentes oxidantes
.

Além disso, existem algumas opções na gringa, como os filtros de máquina de lavar específicos pra impedir que as partículas corram pelo ralo junto com a água. O da Planet Care captura pelo menos 80% das fibras de plástico liberadas e eles estão tentando convencer os fabricantes de máquinas de lavar roupa a incorporarem esse filtro (clica aqui pra ver o vídeo com a explicação completa)!

10 marcas que estão fazendo jeans sustentável!

Outra opção são bolinhas que você joga dentro da máquina de lavar: os microplásticos e outras fibras vão grudando nela! É o caso da Cora Ball, que se inspira no jeito que os corais filtram o oceano e promete recolher 26% dessas fibras. A dica deles é usar de duas a três bolas em cada lavagem pra obter melhor resultado, e pra limpar é só esperar acumular sujeira na bolinha, retirar com as mãos mesmo e descartar da maneira correta (de acordo com sua cidade e país). Outra solução incrível é o saco de lavar roupas Guppy Friend: você coloca suas roupas sintéticas dentro dele pra lavar na máquina e ele segura essas fibras lá dentro! Pra limpar? Mesma coisa da Cora Ball, é só esperar juntar sujeira e descartar corretamente.

Tênis feito de chiclete reciclado?! Sim, vem entender!

Infelizmente essas alternativas ainda não estão disponíveis no Brasil, mas você pode conferir mais detalhes no site de cada marca e encomendar a sua preferida se você ou algum amigo estiver de passagem pela Europa! Mas é sempre bom lembrar que quanto mais importância o consumidor dá a uma causa e um produto, cada vez mais a indústria se molda e aposta em novas tecnologias e soluções. Então, se cada um fizer sua parte, cuidar do planeta e exigir o mesmo das grandes e pequenas empresas, pintam mais chances do nosso planeta sobreviver! Quer saber um pouco mais sobre cada produto e fazer sua parte? É só clicar na foto!

Tags:                              

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas