Autoridade em moda e estilo, Lilian Pacce tem um olhar de lince para todo tipo de comportamento relacionado ao assunto. Jornalista, editora de moda, apresentadora de TV, escritora e curadora, é publisher da plataforma Lilian Pacce, que inclui o canal no Youtube, Instagram, Facebook, Twitter e portal www.lilianpacce.com.br, parceiro do MSN Brasil, criado em 2008 com a iniciativa pioneira de dedicar um espaço exclusivo à sustentabilidade, o Recicle-se. É curadora-adjunta de moda do Masp (Museu de Arte de São Paulo) desde 2019.
Engajada em causas sociais, ambientais e sustentáveis, Lilian é pioneira na campanha contra o uso de sacolas de plástico descartável. Convidada por Eduardo Jorge, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, fez a curadoria da exposição do lançamento da campanha “Eu Não Sou de Plástico” em 2007, com o objetivo de incentivar a redução do uso de sacolas descartáveis, principalmente as de plástico que demoram mais de 200 anos para se decompor. Para o evento, 120 grifes e estilistas renomados, desde participantes do São Paulo Fashion Week até jovens da Casa de Criadores, criaram ecobags a fim de conscientizar o consumidor de que é possível colaborar com o meio ambiente sem perder o estilo. Recentemente lançou as campanhas #1LookPorUmaSemana e #CanudinhoNão. É embaixadora do Together Band, iniciativa da Bottletoppers, que colabora com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Em 2009 fez a curadoria da exposição e do leilão de modelos de alta-costura e acessórios vintage para a Fundação Childhood para Proteção da Infância, exibida no shopping Center Iguatemi, em São Paulo. Em 2017, realizou a exposição multimídia “Yes! Nós Temos Biquíni” no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, reunindo mais de cem obras entre trajes de banho originais do século 19 ao 21 e obras de arte contemporânea.
Em 2019 foi curadora da exposição “Brasil Tupi“, durante a Design Week em parceria com a Brazil S/A, convidando 21 profissionais de diversas áreas a reinterpretar a rede de dormir, autêntico objeto indígena. No mesmo ano se torna curadora-adjunta de moda do Masp (Museu de Arte de São Paulo) para o projeto Masp Moda Renner. Em 2020, fez a curadoria para o projeto Exposição da Paulista, com a mostra “Feminino Plural”, reunindo obras das artistas Criola e Claudia Liz ao longo da avenida Paulista, em SP.
Com o GNT Fashion (canal GNT/Globosat), programa comandado por ela ao longo de 18 anos, inovou a cobertura de moda na televisão brasileira, imprimindo uma abordagem mais jornalística, realizando transmissões ao vivo, cobertura das semanas de moda internacionais e nacionais e grandes eventos mundiais, ampliando o debate sobre moda e comportamento.
É autora dos livros “O Biquíni Made in Brazil” (ed. Arteensaio), “Pelo Mundo da Moda – Criadores, Grifes e Modelos” (ed. Senac), “Ecobags – Moda e Meio Ambiente” (ed. Senac), “Herchcovitch;Alexandre” (ed. Cosac & Naify), “Dicionário Adesivo para brincar, colar e pintar” (ed. Ática) e do capítulo sobre biquíni em “O Pretinho Básico” (ed. Planeta). Ministra palestras sobre moda, tendências, comportamento e ecotendências.
Lilian começou a cobrir os desfiles do eixo Paris-Milão-Londres-Nova York em 1987, para o jornal “Folha de S. Paulo”, onde criou e editou a página semanal de moda da “Ilustrada” e a “Revista da Folha” até 1992, quando se mudou para Londres. Na capital inglesa, estudou no London College of Fashion e na Saint Martin’s School of Fashion, a mesma que teve em seus bancos os estilistas John Galliano, Alexander McQueen e Stella McCartney. De 1995 a 1996 foi editora de moda e de suplementos do “Jornal da Tarde”, diretora do “Boletim da Moda” e consultora de moda do programa “Moda Esporte Clube” da MTV. De 1996 a 2014 escreveu sobre moda para o jornal “O Estado de São Paulo”.
Além disso, foi consultora da coleção “Universo da Moda” da ed. Cosac & Naify e colaboradora de revistas como a “Big”, “Veja”, “Vogue”, “Elle”, “Top”, “Wish” e outras. Lecionou em instituições como FGV, Faap, Faculdade Anhembi Morumbi e Senac. Foi diretora de redação da revista “Mercado Mundo Mix” de 1998 até 2000. Manteve uma coluna diária sobre moda na rede Eldorado AM/FM até 2009.
Participou do comitê de experts do prêmio internacional LVMH (do conglomerado de luxo Louis Vuitton Moët Hennessy). Recebeu várias vezes o prêmio de Melhor Jornalista de Moda do Brasil, entre elas: Phytoervas Fashion Award (1998), Prêmio Abit Fashion Brasil (2000), da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT) e prêmio Especialistas de Comunicação (anos 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021), e já foi indicada pelo “Business of Fashion” como um dos 500 profissionais de moda mais importantes do mundo.
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