Andar de bicicleta está na moda

30.05.2008

Flickr F.Clerc/ Reprodução

Estacionamento de Vélibs em Paris

Em tempos de aquecimento global e trânsito cada vez mais caótico, com congestionamentos de tirar a paciência de qualquer um, andar de bicicleta está se tornando uma alternativa inteligente para quem quer circular por aí com eficiência e sem agredir o meio ambiente.

Desde 2007, a Prefeitura de Paris, por exemplo, disponibiliza para locação cerca de 20 mil bicicletas com design exclusivo, espalhadas em 1.500 pontos da capital francesa. O projeto, batizado de Vélib – contração de “vélo” (bicicleta) e “liberté” (liberdade) – faz parte da política de promoção dos transportes alternativos defendida pelos ecologistas e pelo prefeito da capital francesa, Bertrand Delanoë.

Funciona assim: a pessoa contrata o serviço por um dia, uma semana, ou ainda por um ano, no próprio estacionamento das Vélib. Por um dia, paga-se um euro para usar qualquer bicicleta durante meia hora. O tempo foi estabelecido pela prefeitura de Paris, que calculou que a distância mais longa da cidade é percorrida, de bicicleta, em 25 minutos. Depois de 30 minutos, o ciclista devolve sua bicicleta no estacionamento das Vélib mais próximo, e pode pegar, mais tarde, outra bicicleta (por meio de um código válido por um dia) por mais meia hora. E assim por diante. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, com crédito mínimo disponível de 150 euros. Se a pessoa quiser usar a bicicleta por mais de meia hora ininterruptamente, paga mais dois euros pela primeira meia hora adicional e mais quatro euros pela segunda meia hora adicional.

Inteligente, não? Amanhã você vê como a idéia está sendo adaptada para as ruas de São Paulo.

Tags:      

Compartilhar