Quem foram Charles e Ray Eames

INTRO

Por Renata Corrêa

O casal Eames ajudou a mudar a percepção do design no século XX, produzindo uma quantidade imensa de projetos de arquitetura, pintura, mobiliário, objetos etc. A vida pessoal deles se confunde com o trabalho.

“Leve o prazer a sério” – Charles e Ray Eames

Fotos: Reprodução

Charles amava ir ao circo (essa paixão aparece no filme "Clown Face") e eram loucos por brinquedos (visível no filme “Tops”).

"Brinquedos e jogos são precursores de ideias sérias" – Charles Eames

As mais lindas máscaras de bichos assinadas pelo escritório Eames.

O escritório na Califórnia era um laboratório que produzia quase em esquema 24/7, com uma equipe "viciada" em criar. Mas a principal assinatura era de Charles Eames que dividia o mérito apenas com Ray Eames.

Em 1999, a revista "Time" considerou a cadeira LCW como o melhor design do século XX.

Na Segunda Guerra, usam compensado de madeira para confeccionar 150 mil talas. Estavam estudando o material pra uma cadeira em parceria com Eero Sarineen. Os Eames se tornaram fundamentais no modernismo. 

Além do mérito como designers, se dedicavam à própria imagem com fotos absurdas, vestidos excêntricos e frases de efeito, popularizando a aura de casal moderno que constrói uma vida em prol da estética.

World’s Fair para a IBM em 1964: um dos projetos mais audaciosos do casal

Solar Do-Nothing Machine (1957): “brinquedo” pra adulto e um dos primeiros mecanismos de conversão de luz solar pra energia elétrica. Encomenda da gigante de alumínio Alcoa para um uso inesperado do material.

Nessa época, a dupla virou objeto de desejo das grandes corporações. Segundo uma funcionária do escritório, não existiam contratos. Apenas um aperto de mão era suficiente para firmar o compromisso.

Concebida originalmente por Charles Eames e Eero Saarinen, a casa foi bem modificada durante a construção por Ray Eames a fim de maximizar o uso do espaço.

Eames House - Concluída em 1949

E os quadros de Hans Hofmann pendurados no teto?
Ray também era pintora e foi aluna de Hofmann.

Clica aqui pra ver mais Fashion Stories!