Recicle-se

Projeto Renaissance: reciclagem de luxo

Dia 17/05 é o Dia Mundial da Reciclagem e pra provar que reciclar vale ouro, eu te mostro o Projeto Renaissance, que qualifica profissionais para trabalhar nas casas de alta costura em Paris!

O resultado é tão bom que várias peças aparecem na série "Emily in Paris". Olha esse look usado pela Philippine Leroy-Beaulieu, que interpreta a Sylvie.

Philippe Guilet, que já trabalhou com grandes nomes como Jean-Paul Gaultier, Karl Lagerfeld e Thierry Mugler, criou o Renaissance em 2019.

Sabendo da dificuldade dos ateliês para encontrar mão de obra qualificada e das pessoas para conseguir trabalhar em uma ateliê de alta costura, ele percebeu a oportunidade de atender os dois lados!

O Renaissance capacita profissionais ensinando a linguagem utilizada pelas maisons, processo de criação, hierarquia nos ateliês de alta costura etc.

E o interessante é que eles aprendem trabalhando com modelos de luxo que seriam destruídos ou descartados. As peças são desmanchadas e recriadas nos padrões de alta costura!

Os modelos são doados por grifes e clientes, como a socialite Jacqueline de Ribes ou o operador aeroportuário ADP, que doou uniformes para serem usados como matéria-prima.

A Maison Alaïa doou um estoque de peças não vendidas e encomendou uma coleção de 15 novos modelos! Ou seja, o Renaissance ressignifica as roupas!

Além da formação dos profissionais, o projeto promove a reintegração de pessoas marginalizadas pela sociedade através de parceria com associações que ajudam a selecionar os participantes!

Ciente da quantidade de lixo que a indústria da moda gera, o projeto mostra os benefícios do upcycling de uma forma inédita na indústria! Bora reciclar?

Mais
Recicle-se
 aqui!