A campanha babadeira da primeira coleção feminina de Charles Jeffrey

14.02.2018

 

Nossa, a gente tá até meio sem fala diante da campanha da primeira coleção feminina da Charles Jeffrey Loverboy, a marca que é a nova queridinha de Londres. Jeffrey até agora focou seus esforços criativos pra moda masculina, mas finalmente cedeu. São 18 peças que seguem a mesma linha, mais oversize e de experimentação de modelagens. Mas o destaque fica por conta do vídeo que o estilista decidiu produzir pra campanha: dirigido pelo artista e ativista americano Matt Lambert, ele é forte e praticamente não se preocupa em necessariamente mostrar roupa. 

Tudo partiu de um outro vídeo da University of Edinburgh’s School of Scottish Studies que mostrava um grupo de mulheres de South Uist cantando uma waulking song, mais ou menos como as músicas de trabalho que existem na cultura brasileira – são canções entoadas enquanto elas batiam a sobre uma mesa ou uma superfície lisa pra amaciá-la. Na campanha, ela acaba virando algo mais ritualístico, celta pagão, que tem a ver inclusive com o sagrado feminino (essas canções são entoadas por mulheres há muito tempo, sempre em grupo, com várias integrantes trabalhando por um objetivo).

Christina Stewart, que é quem lidera o grupo no vídeo que você assiste acima, é uma historiadora especializada em tradições da música escocesa. Ela explica que a prática do waulking – essa preparação da lã – já não existe mais porque depois da industrialização os processos e tradições artesanais se perderam. Mas o que impressiona mesmo é o caráter simbólico, tipo transe catártico, no qual não só ela como as modelos que participam entram. Play!

Tags:                              

Compartilhar