Quem somos

Autoridade em moda e estilo, Lilian Pacce tem um olhar de lince para todo tipo de comportamento relacionado ao assunto. Jornalista, editora de moda, apresentadora de TV, escritora e curadora, é publisher da plataforma Lilian Pacce, que inclui o canal no Youtube, Instagram, Facebook, Twitter e portal www.lilianpacce.com.br, parceiro do MSN Brasil, criado em 2008 com a iniciativa pioneira de dedicar um espaço exclusivo à sustentabilidade, o Recicle-se.

Engajada em causas sociais, ambientais e sustentáveis, Lilian é pioneira na campanha contra o uso de sacolas de plástico descartável. Convidada por Eduardo Jorge, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, fez a curadoria da exposição do lançamento da campanha “Eu Não Sou de Plástico” em 2007, com o objetivo de incentivar a redução do uso de sacolas descartáveis, principalmente as de plástico que demoram mais de 200 anos para se decompor. Para o evento, 120 grifes e estilistas renomados, desde participantes do São Paulo Fashion Week até jovens da Casa de Criadores, criaram ecobags a fim de conscientizar o consumidor de que é possível colaborar com o meio ambiente sem perder o estilo. Recentemente lançou as campanhas #1LookPorUmaSemana e #CanudinhoNão. É embaixadora do  Together Band, iniciativa da Bottletoppers, que colabora com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em 2009 fez a curadoria da exposição e do leilão de modelos de alta-costura e acessórios vintage para a Fundação Childhood para Proteção da Infância, exibida no shopping Center Iguatemi, em São Paulo. Em 2017, realizou a exposição multimídia “Yes! Nós Temos Biquíni” no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, reunindo mais de cem obras entre trajes de banho originais do século 19 ao 21 e obras de arte contemporânea. Em 2019 se torna curadora-adjunta de moda do Masp (Museu de Arte de São Paulo) para o projeto Masp Renner.

Com o GNT Fashion (canal GNT/Globosat), programa comandado por ela ao longo de 18 anos, inovou a cobertura de moda na televisão brasileira, imprimindo uma abordagem mais jornalística, realizando transmissões ao vivo, cobertura de grandes eventos mundiais e ampliando o debate sobre moda e comportamento.

É autora dos livros “O Biquíni Made in Brazil” (ed. Arteensaio), “Pelo Mundo da Moda – Criadores, Grifes e Modelos” (ed. Senac), “Ecobags – Moda e Meio Ambiente” (ed. Senac), “Herchcovitch;Alexandre” (ed. Cosac & Naify), “Dicionário Adesivo para brincar, colar e pintar” (ed. Ática) e do capítulo sobre biquíni em “O Pretinho Básico” (ed. Planeta). Ministra palestras sobre moda, tendências, comportamento e ecotendências.

Lilian começou a cobrir os desfiles do eixo Paris-Milão-Londres-Nova York em 1987, para o jornal “Folha de S. Paulo”, onde criou e editou a página semanal de moda da “Ilustrada” e a “Revista da Folha” até 1992, quando se mudou para Londres. Na capital inglesa, estudou no London College of Fashion e na Saint Martin’s School of Fashion, a mesma que teve em seus bancos os estilistas John Galliano, Alexander McQueen e Stella McCartney. De 1995 a 1996 foi editora de moda e de suplementos do “Jornal da Tarde”, diretora do “Boletim da Moda” e consultora de moda do programa “Moda Esporte Clube” da MTV. De 1996 a 2014 escreveu sobre moda para o jornal “O Estado de São Paulo”.

Além disso, foi consultora da coleção “Universo da Moda” da ed. Cosac & Naify e colaboradora de revistas como a “Big”, “Veja”, “Vogue”, “Elle”, “Top”, “Wish” e outras. Lecionou em instituições como FGV, Faap, Faculdade Anhembi Morumbi e Senac. Foi diretora de redação da revista “Mercado Mundo Mix” de 1998 até 2000. Manteve uma coluna diária sobre moda na rede Eldorado AM/FM até 2009.

Participou do comitê de experts do prêmio internacional LVMH (do conglomerado de luxo Louis Vuitton Moët Hennessy). Recebeu várias vezes o prêmio de Melhor Jornalista de Moda do Brasil, entre elas: Phytoervas Fashion Award (1998), Prêmio Abit Fashion Brasil (2000), da Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT) e prêmio Especialistas (anos 2016 e 2017), e já foi indicada pelo “Business of Fashion” como um dos 500 profissionais de moda mais importantes do mundo.

O site Lilian Pacce, junto às nossas mídias sociais, traz as principais notícias do mundo fashion, da beleza, da sustentabilidade e da cultura. Seja nosso parceiro e compartilhe esse universo!

Entre em contato: atendimento@lilianpacce.com.br

 

Tags:                

Compartilhar