Categorias: Portfolio

Rimon Guimarães, o Rim

18.10.2011

Rimon Guimarães é um curitibano de 23 anos que coleciona desenhos desde os tempos de criança, quando rabiscava nos cadernos e nas paredes suas cópias de quadrinhos e desenhos animados. Adulto, ele continua a usar desenhos infantis como referências de seu trabalho, que também está ligado à arte indígena e naïf, mas que vai mudando, de tempos em tempos, de acordo com novas técnicas ou cores que lhe chamem atenção.

E o que parecia brincadeira virou trabalho – “Sobrevivo de arte, mas é difícil, não é estável”, pondera ele -, com convites de galerias de arte e projetos pelo mundo todo, como o que vai levá-lo a Amsterdã pra pintar um muro, ou o que faz com que ele seja um dos artistas a serem vistos durante a Bienal de Curitiba, que acontece até o dia 20/11. Além das tintas, ele também se arrisca nos microfones, à frente de projetos musicais como a “Legumes no Vapor” e “Trombone de Frutas“, e grava seu 1º trabalho solo.

“Quero transformar o infalável em imagens e poesia”, avisa o cara que herdou da mãe o gosto por se vestir com roupas que ele mesmo faz.”Minha mãe é costureira, então desde criança ela é que fazia minhas roupas – sempre entendi que roupa é algo que a gente faz, não que a gente compra, e por isso eu sempre tive roupas que ninguém tinha”. Além de transformar suas próprias peças ele faz parcerias, como é o caso dos tênis que criou pra Nike e pra OUS. “Gosto de tudo o que é handmade“.

Fazer do seu próprio jeito foi um dos motes pra ele criar com 3 amigos, ainda na escola, a Banzai Studio, uma produtora que aparece cada vez mais no horário nobre, entre um bloco e outro dos programas, com filmes publicitários com uma linguagem divertida. “Fazíamos vídeos de animação misturando pintura, e hoje a qualidade é de cinema”. A banda Copacabana Club é uma das fãs do trabalho da turma, e além dos clipes produzidos pela Banzai, também pediu pra Rimon assinar a capa do disco “Tropical Splash“, que concorre ao VMB na categoria de capas de CDs nacionais! Aí na galeria, além da candidata ao título, você conhece mais do trabalho dele!

Interessou? Manda um e-mail pro Rimon: rimon@banzaistudio.com.br

Tags:                        

Compartilhar