Categorias: Portfolio

O José de Maurício Arruda

25.05.2010

Maurício Arruda é o tipo de pessoa que você pode encontrar retirando lixo de uma caçamba na rua. É que o arquiteto e designer (de produto e de interiores) trabalha também com o reaproveitamento dos materiais que encontra por aí. E também foi de um remix de referências sobre o que seria o novo design brasileiro que saiu o projeto que Blog LP encontrou pela net!

José é o nome de uma linha de três móveis. São todos feitos com chapas de madeira maciça (a chamada Teka), que carregam o selo de certificação ambiental do Forest Stewardship Council, garantia de uma procedência de área de reflorestamento. O plástico das caixas coloridas que fazem parte dos móveis é todo reciclado. E os pés são feitos a partir de barras de ferro cortadas e dobradas, com o acabamento de mesmo aspecto daquelas feitas pela cooperativa no Brás que o designer achou, e que fabrica em pequeníssima escala os pés de carrinhos de feirantes e afins. “A feira livre como a que a gente tem é só a nossa”, ela conta, “e por isso esses móveis são muito familiares pro olhar do brasileiro, enquanto pro gringo não”. Ele completa o raciocínio revelando que uma de suas últimas encomendas veio da Áustria. A verdade é que esse armário é eco-friendly, despretensioso, sofisticado e de bom gosto: tudo ao mesmo tempo – e tudo o que o fashionista quer ouvir do amigo sobre um móvel que colocou na sua sala! Os preços começam em R$ 1.200, fica a dica.

Mais de Maurício você encontra em seu próprio blog e no coletivo WHYDESIGN, do qual participam também Tatiana Sakurai e Guto Requena (que é o dono do projeto da casa noturna Hot Hot, de SP).

Tags:                        

Compartilhar