Bom a Bezzi: Factory Records

Reprodução

Um dos selos mais importantes da história da música pop moderna completa 3 décadas neste ano. A Factory Records lançou artistas seminais como Joy Division (que pouco tempo depois virou o New Order), The Durutti Column, Section 25 e Happy Mondays – que influenciaram boa parte da nova geração roqueira.

ReproduçãoPeter Saville, Tony Wilson e Alan Erasmus

Tudo começou em 1978 na cidade de Manchester, quando o então apresentador da TV Granada, Tony Wilson (1957/2007) juntou-se ao manager Alan Erasmus pra promover e lançar bandas novas da cena local. Além de prezar pela qualidade de seu cast, a gravadora independente preocupava-se com o design de suas capas – todas assinadas pelo genial Peter Saville. A produção dos primeiros álbuns ficou a cargo do habilidoso Martin Hannett – falecido em 1991.

ReproduçãoHappy Mondays, Joy Division & New Order

Criou-se um culto pela Factory e, anos mais tarde, sua lenda se transformaria no filme “24 Hour Party People”- uma divertida narrativa sobre a epopéia de Wilson e todos os personagens deste movimento musical que renovou a cara do velho continente. No player, uma trinca de ouro composta por: Joy Division e a faixa “She´s Lost Control”, New Order com “The Village” e Happy Mondays com sua “Loose Fit”.

E um lembrete: neste sábado tem edição especial do projeto mensal Hotzilla. Nomes na lista? Mandem um email para o Bezzi.

Tags:            

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas