Categorias: Moda

Vestido de noiva com estampa? Rodrigo Rosner responde 7 dúvidas sobre a moda no casamento!

17.09.2010

Moda no casamento – ah, surgem milhares de dúvidas! Blog LP inaugurou uma nova seção há 2 semanas onde esclarece algumas delas. Dessa vez, o escolhido pra responder as perguntas é Rodrigo Rosner da R. Rosner, marca que desfila na Casa de Criadores. Rodrigo é especialista em roupa de festa e faz vestidos de noiva também! 7 perguntinhas pra ele: confira abaixo!

Debby Gram/Divulgaçãor-rosner-ver-11-1Vestido de noiva moderno: estampas!

1. Existe muita polêmica sobre o vestido da noiva não ser branco, existe muita gente defendendo a tradição. O que você acha e o que as noivas te pedem? E qual é a opção pra quem não quer casar de branco?
Eu particularmente gosto de vestido branco (não branco óptico), acho elegante e acima de tudo acredito no destaque que a cor dá aos detalhes e à confeccção. Os bordados, aviamentos e rendas aparecem muito mais quando o vestido é branco. Penso também que quando a mulher compra a ideia do “kit casamento”, ele já vem com o vestido branco, por isso 99% das meninas pedem branco, principalmente se for o 1º casamento. Os tons de rosa claro, os beges e os nudes também são bonitos; lilás também é bom, mas corre-se o risco de ficar com cara de vestido de debutante. Fiz só um vestido preto de noiva na vida, mas adorei!

2. Vestido de madrinha tem que ser longo?
Tudo depende do que foi acordado com a noiva e do grau de formalidade do casamento. Cerimônias à noite, mais suntuosas, pedem vestidos longos, mais elaborados, brilho… Agora, pensando pelo lado estético, um altar com vestidos de comprimentos diferentes não é tão bonito como um só de longos ou só de curtos, lógico. Entretanto, se a noiva não se importa e a madrinha optou por um vestido curto, ele tem que ter a mesma “importância” de um vestido longo, seja pela forma, cor, material, enfim… A madrinha tem que tomar cuidado pra que o vestido curto não dê a entender um certo descaso com a cerimônia.

Debby Gram/Divulgaçãor-rosner-ver-11-3Vestido de noiva by R. Rosner

3. No desfile de vestidos de noiva que você participou recentemente, os vestidos tinham estampa, é isso mesmo? Como funciona esse vestido de noiva estampado, quais são os motivos, as cores etc.?
Sempre tento utilizar nos vestidos de noiva algo muito pessoal e único da cliente, pra torná-lo ainda mais especial. Uma referência da infância, da origem familiar, exclusivo. Minha última coleção tinha algo muito especial do meu universo pessoal: era inspirada na Hungria, país de origem da minha família. As estampas remetem aos desenhos das porcelanas. No final, várias pessoas gostaram e recebi encomendas de vestidos estampados. Como o processo é todo feito em estamparia digital na seda, o resultado é super-refinado e as possibilidades de coloração e localização das estampas são praticamente infinitas.

4. Se a noiva é mais cheinha que modelo você sugere?
Não existe um modelo específico pra noiva cheinha, até porque elas podem ser altas, baixas, ter muito quadril ou não… O importante, como pra qualquer noiva, é ressaltar os pontos fortes e disfarçar os fracos. Nada de muito novo: valorizar o colo com um decote bacana, evitar tomara-que-caia e vestidos justos ou sereia, se o braço for mais gordinho optar por uma manga mesmo que seja leve, localizar os bordados nas partes do corpo que se pretende evidenciar e não o contrário e por aí vai. Fazer com que a noiva se sinta bem e bonita é o mais importante.

VEJA TAMBÉM: O desfile de outono-inverno 2010 de R. Rosner
LEIA TAMBÉM: O vestido de noiva da filha do Bill Clinton

5. Existe algum modelo que as noivas estão pedindo mais?
As noivas adoram decote tomara-que-caia e eu também, é muito presente no meu trabalho. Acho que em algum momento essa “febre” vai passar e as pessoas vão começar a pedir outros decotes e formas. O que vai prevalecer é o estilo de cada profissional e de cada noiva. Eu vou continuar fazendo! O que noto é um interesse maior por vestidos com formas e volumes mais amplos, não sei se é algo que tem a ver com meu trabalho e por isso a procura acontece comigo mas acho que é geral. As pessoas estão cansadas do tomara-que-caia de tafetá com saia evasê e aplicação de renda! Já deu, né?

Debby Gram/Divulgaçãor-rosner-ver-11-2Mais da coleção primavera-verão 2010/11 do estilista

6. A noiva pode casar com um vestido curto? O que você sugere?
Depende muito da noiva, do casamento e principalmente do vestido. Pra casamentos menos formais, durante o dia, acho ótimo, ou mesmo à tarde. Já pra cerimônias religiosas à noite não acho adequado, talvez seja caretice da minha parte mas vejo até como um pouco desrespeitoso com os convidados, com a cerimônia em si. Mas se você quer muito casar de curto, por que não faz um modelo engana-mamãe? Se ele for poderoso, acho incrível pra um casamento superbacana e luxuoso (na década de 80 foi febre!).

7. A moda hoje em dia permite o brilho na roupa mesmo de dia. Mas e o vestido da noiva que vai casar de dia, você acha que pode ter brilhos?
A “moda noiva” não caminha lado a lado com a “moda normal”. Pro dia, no máximo um bordado com material fosco!

Tags:                        

Compartilhar