Conheça o criador da febre Air Max e dos tênis de Michael Jordan

22.11.2013

Criador dos tênis de Michael Jordan no seu auge, que inclusive levavam o nome do campeão, e do mítico Air Max em 1987 (com bolsa de ar aparente, inspirado pelo Centre Pompidou), uma febre nos anos 90 que volta ao foco especialmente pra um público mais fashionista, Tinker Hatfield é uma lenda quando se fala em tênis, da pesquisa de performance ao design. Jordan voltou a jogar depois que ele o apresentou ao então novo Air Jordan XIRoger Federer o procurou pra criar o modelo que usa nas quadras (Zoom Vapor 9 Tour) e Alexander McQueen era seu fã, só pra citar alguns dos grandes nomes ligados ao designer, vice-presidente de Design Criativo e Projetos Especiais de empresa americana.

Tinker é um cara dos esportes – e não é só porque ele trabalha há 32 anos na Nike. Ele já passou pelo basquete, futebol americano e atletismo até se formar em arquitetura (começou desenvolvendo projetos de escritórios e lojas pra Nike) e hoje, aos 61 anos, continua ligado em tudo que envolva esporte, com algumas restrições ao críquete – “Realmente não entendo aquilo” – e ao hóquei – “Você mal pode ver a bola!”, diz ele num jantar pra imprensa em SP, durante sua visita ao Brasil pro lançamento da camisa da seleção brasileira pra Copa do Mundo.

Veja também os novos Air Max camuflados

Baseado em Portland, Hatfield viaja muito pra se inspirar – afinal, sua cabeça está longe, sempre com projetos pros próximos 10 anos. No Brasil, está impressionado com os skatistas que viu no parque Ibirapuera e com a profusão dos modelos Shox nas ruas: “Nos EUA ninguém mais fala nisso”. Em Paris, se diz surpreso com a quantidade de jovens francesas usando o Air Max como acessório-tendência. Mas reforça que seu trabalho não é focado em moda, apesar de “90% dos consumidores comprarem pelo estilo, já que só 10% são atletas”, lembra o americano. “Pra nós é muito importante focar nas nossas raízes, no esporte, pra gente não se perder”.

Blog LP reuniu alguns tópicos entre tantas histórias que Tinker tem pra contar e divide aqui com você. E na galeria tem os tênis mais famosos criados por ele – é só clicar na foto pra abrir!

. Alexander McQueen: “Ele era meu fã. Uma vez perguntei o motivo e ele disse que o incrível do meu trabalho é que ele funciona, as pessoas podem usá-lo. E o dele não, as pessoas mal podem se mexer dentro das roupas!”

. Michael Jordan: “É claro que as pessoas compram pelo estilo, mas meu foco é a performance. Michael Jordan costumava dizer: ‘Se eu me visto bem, eu me sinto bem, se eu me sinto bem minha performance é melhor, se minha performance é melhor, eu ganho’. E ele realmente sempre teve essa preocupação com a imagem, mesmo quando estava jogando. E isso foi ganhando força com o hip hop, as roupas esportivas viraram um uniforme nas ruas”

. O que vem por aí: “Em 5 anos vamos lançar um tênis sem peso, com uma sola elástica que se adapta às necessidades do corpo. Quando você fica parado ela ‘relaxa’, quando precisa de velocidade ela contrai pra dar performance aos pés”

.Você compra tênis? “Ganho produtos toda hora, mas gosto de ir à lojas fora desse universo Nike. Lojas de esportes, pra ter a visão do consumidor, tirar do meu próprio dinheiro pra comprar um tênis, até pra entender o que ele tem que vale esse dinheiro”. Mas você só compra Nike? “Também compro dos meus concorrentes, é pesquisa!”

. Qual é o esporte que mais gosta de assistir? “Gosto dos jogos universitários de futebol americano, porque eles têm muita energia e são muito bons, mas não chegam a ser como os jogos profissionais, têm mais vigor”

Tags:                                

Compartilhar