Categorias: Moda

Tendência do… gatismo?!

15.10.2009

Nas campanhas da Loewe (com Gisele) e da Lanvin. Nas estampas da Miu Miu e da Clements Ribeiro. Enfeitando o corpinho de Lady Gaga em sua encarnação mais fofa, Hello Kitty. Os gatos invadiram o imaginário fashion, reparou? O Blog LP achou tudo tão engraçado e inusitado que decidiu até batizar a tendência com um neologismo: o gatismo! Acompanhe com a gente:

Reprodução

Image 1 of 18

Campanha da Lanvin de outono-inverno 2009/10: gatos pretos!

Na moda
Em anúncios que estão sendo veiculados agora nas revistas, eles dividem o espaço com modelos. A ideia não é nova: a própria Miuccia Prada, que estampou peças da Miu Miu de primavera-verão 2010 com gatinhos, já usou gato em uma campanha da Prada de primavera-verão 2006, lembra? A Azzaro também desfilou uma estampa de gato, assim como a Clements Ribeiro. E a United Bamboo fez um edição limitada de roupinhas pros animais de estimação inspiradas em looks que já estiveram em suas passarelas! O resultado também foi usado pra estampar um calendário da grife. Por que será que os gatos são tão facinantes pro mundo fashion?

Em outras culturas…
No Egito Antigo, a deusa do amor e do riso era Bast e tinha cabeça de gato. Na época, quando um gato de estimação morria, todos da casa raspavam a sobrancelha em sinal de luto! No Japão, os felinos são muito queridos e também fazem parte de lendas: a mais conhecida é a do manekineko, aquele gatinho branco sentado com uma pata pra cima, que simboliza fortuna e boa sorte – geralmente ele está na porta de estabelecimentos. Aliás, a Lore, destaque do último Rio Moda Hype, usou o manekineko em estampa, lembra?

Gatos são reis da web
Já ouviu falar em Lolcats? São fotos de gatos em situações engraçadas com legendas que imitam um inglês estranho, como se fosse falado por um gatinho mesmo! Eles são tão queridos que tem sites só deles – um dos mais famosos é o “Icanhas Cheezburguer“. Outro gato famoso na web é o Keyboard Cat, originalmente Fatso, que foi manipulado pelo dono pra tocar um tecladinho. O vídeo dele é um dos virais mais bombados da web, e no site “Play Him Off, Keyboard Cat” dá pra ver várias versões feitas a partir do original.

Em outros lugares
Hello Kitty, a gatinha mais famosa do Japão, faz 35 anosisso você já sabia pelo Blog LP. E a Lady Gaga, ícone pop do momento, a resgatou dos estojos escolares bonitinhos e transformou-a em ícone fashion novamente, usando a personagem como referência em um ensaio fotográfico recente. No ano que vem o mundo deve continuar pensando em gatos – ou melhor, em uma Mulher-Gato específica. Megan Fox, considerada uma das mulheres mais sensuais do mundo, assume o papel que já foi de Michelle Pfeiffer em nova versão cinematográfica de “Batman“! E o gatismo continua…

Tags:                                          

Compartilhar