A tecnologia vestível da Chromat

Divulgação
Vem conhecer a Chromat e sua fundadora, Becca McCharen - clica na foto pra ver mais peças incríveis! Próxima Ver mais fotos
Vem conhecer a Chromat e sua fundadora, Becca McCharen - clica na foto pra ver mais peças incríveis!

Becca McCharen é uma estilista americana que faz moda tecnológica! Criadora da marca Chromat, que hoje em dia foca nos segmentos de moda praia, lingerie e esporte, ela começou a carreira profissional como arquiteta e, no tempo livre, experimentou e acabou caindo nas garras do mundo fashion! Ela é parte do time que faz wearables ou tecnologias vestíveis – em seu desfile de primavera-verão 2016 na Semana de Moda de Nova York, chamou a atenção ao apresentar uma roupa que se expande conforme a adrenalina que passa pelo corpo, o “Adrenaline Dress”. Eita! Becca quer mais que somente empoderar mulheres na diversidade de suas campanhas: ela pesquisa como as roupas podem te fazer mais forte! Beyoncé já usou, além de Madonna, FKA Twigs, Taylor Swift, Kendall Jenner… Estivemos na 2ª edição do evento WeAr, seminário sobre moda e tecnologia que rola em SP, e conversamos com ela sobre o futuro e a Chromat! Vem ver:

Como você teve a ideia de conectar a moda e a tecnologia pra empoderar as mulheres na Chromat?
Sempre fui muito interessada em empoderar pessoas e fazê-las parecerem fortes através da roupa. Então quis usar as ferramentas da tecnologia pra que a roupa não virasse apenas um “enfeite” pro corpo.

Roupas 3D da Danit Peleg!

Que tecnologia que você mais gosta de usar?
Uma coisa que me deixa muito entusiasmada é a impressão em 3D e como ela é relacionada com a pele. É muito legal você poder personalizar completamente sua roupa, porque ninguém é igual a ninguém, né? Trabalhamos com todos os tipos de corpo, então queremos atingir esse caimento perfeito em todos eles!

Você começou sua carreira como arquiteta. Como foi se encontrando na moda?
Pra mim é o mesmo processo criativo, mas em uma escala menor. Era algo que experimentava muito… O que amo nessa conjunção de moda e arquitetura é que você pode desenhar e montar uma roupa em algumas horas e levaria alguns anos ou décadas pra construir um prédio, por exemplo.

Qual é a maior diferença entre sua 1ª coleção e a última, em termos de tecnologia?
Obviamente há uma evolução. Nossa 1ª coleção foi superexperimental e agora temos peças mais usáveis; as pessoas podem comprá-las e de fato usá-las por aí. Mas é claro que a tecnologia evoluiu também. Somos muito sortudos por estarmos com uma equipe incrível de engenheiros, fazendo colaborações!

O Snap lançou um óculos: vem ver o Spectacles!

Dê algum conselho pra quem está querendo desenvolver peças tecnológicas como as da Chromat!
Eu diria que a coisa mais importante é a colaboração! Você não pode fazer tudo sozinho, você não pode ser um estilista que sabe como costurar, estampar, codificar, imprimir em 3D… Se você consegue, puxa, você é incrível! (Risos) Mas você se torna ainda mais poderoso e forte se unir pessoas de diferentes áreas pra todo mundo fazer isso acontecer junto!

E sustentabilidade?
Consumo massivo é um problema enorme! As pessoas estão destruindo as roupas após pouquíssimo tempo de uso. Espero que a tecnologia mais o desenvolvimento de novos tecidos e materiais possam ajudar a preservar o meio-ambiente.

Chromat: info@chromat.co

Tags:                            

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas