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Sem nem ter começado, Semana de NY já sofre com a crise

10.02.2009

ReproduçãoVera Wang e Betsey Johnson farão desfiles menores em seus próprios show-rooms

A seqüência de baixas na Semana de Moda de NY, que começa nesta quarta, não pára. Nada menos que 21 marcas cancelaram suas apresentações ou optaram por shows alternativos. Vera Wang e Betsey Johnson, por exemplo, anunciaram que vão fazer desfiles menores em seus próprios show-rooms, Marc Jacobs cancelou a festa pós-desfile e diminui a lista de convidados do show… E a história com os brasileiros não poderia ser diferente. A Iódice desistiu de desfilar e fará no lugar, uma apresentação da nova coleção no showroom de seu representante americano. Para os cerca de 100 compradores agendados para visitarem o espaço, a marca promete presenteá-los com um vestido de sua última coleção. E o brinde pra lá de especial já rendeu muito assunto na imprensa. Uma reportagem do “Wall Street Journal” do dia 20 de janeiro, que ouviu a porta-voz da grife nos EUA, Myra Joloya, e o filho do estilista, Adriano Iódice, já contava do presente.

ReproduçãoBryant Park, onde rolam os desfiles da Semana de Moda de NY

“Mr. Iódice tem um plano incomum para atrair compradores e editores de moda à sua apresentação: ele vai oferecer a cada um deles um vestido gratuito de sua atual coleção, bem como um serviço gratuito de carro para conduzi-los ao showroom”, dizia trecho do artigo. Pouco tempo depois, Valdemar Iódice desmentiu publicamente a matéria. Blog LP entrou em contato com o estilista, que confirmou via e-mail a versão do jornal americano: “a informação procede, mas iremos presentear a imprensa com a linha de jérsey da marca”. Já Alexandre Herchcovitch tem outra estratégia para driblar a crise. Além de optar por fazer o desfile na menor sala do Bryant Park, com 400 lugares, ele diminuiu a equipe que irá para lá. “A equipe que está indo foi reduzida ao essencial. De 8, passamos para 4 pessoas”, conta. E para garantir a presença de imprensa e compradores internacionais, reforçou a parte de relações públicas da marca. “Já sei que parte da imprensa internacional não irá a NY. Por isso, contratamos um reforço para convidar jornalistas e compradores: uma segunda PR para convidar e ajudar minha PR a trazer somente público que interessa’, explica.

Reprodução Valdemar Iódice fará desfile em show room, enquanto Alexandre Herchcovitch reduzirá sua equipe

Carlos Miele não dá detalhes de sua apresentação, mas confirma seu desfile no dia 16. “Eu acho que seremos capazes de superar essa crise em uma posição melhor. Eu estou otimista! Acho que agora é o momento para lançar novas idéias. Aqueles que tiverem um trabalho com personalidade e não necessariamente seguirem tendências, terão o seu espaço no mercado”, comenta. E pensa que a crise só afeta os estilistas. Como Blog LP já contou aqui, até o cachê das modelos anda sofrendo cortes. Segundo Aidan Jean-Marie, diretor da Premier Model Management em Londres, “clientes que pagavam diária de U$4.200 por modelo, agora pagam a metade”. E a procura é por rostos mais comerciais e que não sejam new faces. A modelo Georgina Stojiljkovic, por exemplo, garante que está repensando seu futuro: “Todos trabalhamos por dinheiro. Se não há mais dinheiro, talvez eu devesse voltar e focar nos meus estudos”. Pois é, agora é salve-se quem puder!

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