São Paulo conquistando seu espaço na agenda internacional da moda

26.01.2001

O fotógrafo Mario Testino e a stylist Isabela Blow deram as chaves e Gisele Bündchen abriu as portas do mundo para o Brasil. E a cada temporada nós vamos conquistando mais um pedacinho, seja com as modelos, seja com os estilistas, seja com as clientes que consomem tanto grifes nacionais quanto as importadas, que concentraram seus quartéis de luxo na região dos Jardins e na butique Daslu (na Vila Nova Conceição).

O mercado internacional abriu os olhos para os produtos made in Brazil. Pipocaram artigos nos principais jornais e revistas da Europa e Estados Unidos. E a moda brasileira foi amadurecendo e, feliz coincidência, estava bem preparada na hora em que o mundo da moda procurava ávido a next hot thing. O “Woman’s Wear Daily“, bíblia americana da moda que tem circulação diária, comentou na edição do último dia 17 que os olhos fashionistas estão voltados para dois novos pólos: Brasil e Dinamarca. Dinamarca por sua tradição em feiras de moda e o Brasil porque está quase emplacando a semana de moda de São Paulo no circuito dos lançamentos internacionais. São Paulo é vista como a próxima parada obrigatória, antes das coleções de NY, Londres, Milão e Paris.

Em entrevista ao WWD, o gerente geral da loja americana Henri Bendel, Ed Burstell, afirmou que os estilistas brasileiros fazem roupas sedutoras com corte, silhueta e tecidos inovadores: “É muito simplista dizer que as roupas são mais sexy do que a maioria. Seria mais apropriado dizer que elas têm um estilo especial que sabe muito bem como mostrar o corpo”.

Segundo Burstell, o fato de SP ser a primeira escala do calendário de lançamentos ajuda os compradores a definir quais serão as principais tendências da temporada. Além disso, ele diz que faz parte do trabalho de comprador descobrir novos talentos. “Ir a SP é importante não só para ver os que já estão no calendário como também para garimpar os que ainda não chegaram lá”.

Lilian Pacce para O Estado de S. Paulo

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