Categorias: Moda

Retrô Blog LP 2009: Desfiles Nacionais

22.12.2009

Nossas semanas de moda tiveram mais homenagens do que polêmicas. Prestigiamos momentos bonitos e importantes na história da moda brasileira e suas respectivas marcas! SPFW abriu o ano homenageando o centenário Carmen Miranda em sua 26ª edição, enquanto a 27ª trouxe a paisson francesa pra Bienal através da ex-modelo Beth Lagardère! O Fashion Rio, a partir de sua 15ª edição (primavera-verão 2009/10), mudou da Marina da Glória pro Píer Mauá, e passou a ser comandado por Paulo Borges/InBrands, o responsável pelo SPFW!

Márcio Madeira/FIrst View

Image 1 of 11

No aniversário de 25 anos, a Redley contou com Rodrigo Santoro na passarela

O aniversário de 25 anos da Redley marcou o final do 15º Fashion Rio, contando com chuva imprevista e Rodrigo Santoro na passarela – que foi o próprio chão do cais do porto! Outra global que desfilou foi Grazi Massafera (com um galho de arruda na calcinha, pra dar sorte!) na coleção outono-inverno 2009 de Walter Rodrigues! O estilista, inclusive, deixou de lado a passarela tradicional na edição seguinte e aproveitou o pôr-do-sol pra desfilar sua coleção de verão ao ar livre. Também rolou o último desfile da TNG tendo Regina Guerreiro como consultora de moda numa coleção que trouxe um safári confortável e despojado. Outra recisão contratual foi a de Marcelo Sommer na direção criativa da Cavalera.

No SPFW, Alexandre Herchcovitch voltou a usar látex (um dos materiais dominantes no DNA da marca) na coleção feminina verão 2010. A 2nd Floor trouxe um pianista de 18 anos na trilha do seu desfile, Vitor Araújo, que adaptou Nirvana no piano e assumiu não entender nada de moda! A Colcci causou ainda mais alvoroço em junho: não bastava Gisele Bündchen, o casting contou também com Rodrigo Hilbert e, páratudo!, Jesus Luz (pela primeira vez nas passarelas do Brasil após ter sido descoberto pela Madonna)! A cota de negros nos desfiles também chamou a atenção! Cada estilista, a partir do começo do ano, precisaria ter 10% de negros em seus desfiles! Falando nisso, a top Malana desfilou para Neon com um maiô super-extra-micro fio dental! E a Cavalera, que tomou conta do Minhocão numa manhã de domingo? Bem street! Ficamos tristes com a separação do casal mais fashion da moda brasileira: Reinaldo Lourenço e Glória Coelho – essa última, aliás, fez o melhor desfile do ano, emocionante, na sua coleção primavera-verão 2009/10. E por falar em emoção, quem foi o coração de pedra que conseguiu ficar imune ao desfile de Ronaldo Fraga com idosos e crianças ao invés de tops? Foram 27 idosos e 10 crianças no casting da coleção outono-inverno 2009 do estilista.

E os desfiles de 2010 começam junto com o Ano Novo. A partir de 8/01, estaremos de plantão no Fashion Rio e, de 17 a 22/01, no SPFW. Quais são suas expectativas pra nova temporada? Comente aqui!

Tags:                                                            

Compartilhar