Categorias: Moda

Retrô Blog LP 2010: o cinema encontra a moda

23.12.2010

Não é de hoje que moda e cinema trocam figurinhas, mas talvez esse seja o momento com a maior junção efetiva desses 2 mundos. Se a moda vive um pouco no cinema, em 2010 o cinema também migrou pra moda. Inclua aí diretores, atores e tecnologia, que passaram das telonas pras telinhas das TVs, computadores e iPads.

Basta lembrar da saga da Dior e sua bolsa, a Lady Dior, que começou em 2009 e ganhou força em 2010, protagonizada por Marion Cotillard e dirigida por diretores renomados como David Lynch, John Cameron MitchellJonas Ackerlund. Marion virou musa e estampou a capa de revistas, como as “Vogues” Paris e América. As campanhas em vídeo se popularizaram e agora até os editoriais ganharam versão em movimento, pegando emprestado as tecnologias do cinema. Na Chanel, Karl Lagerfeld assumiu o posto de diretor dos curta-metragens que apresentaram as pré-coleções da maison, com “Remember Now” e “Shopping Fever“. A Missoni chamou Kenneth Anger pro seu outono-inverno-2010/11 e a Dolce & Gabbana até arriscou assinar como Dolce & Gabbana Motion Pictures o curta com Monica Bellucci que anunciou sua parceria com uma empresa de bebidas.

Foi nesse ano o lançamento no Brasil do esperado “Direito de Amar“, de Tom Ford, que arrancou suspiros dos fashionistas e também chegou por aqui o longa “Coco Chanel & Igor Stravinsky“. YSL ganhou filme, onde quem fala é seu companheiro de vida e negócios, Pierre Bergé, em “O Louco Amor de Yves Saint Laurent“. A Gucci, que já circula há tempos pelo mundo cinematográfico, fez parceria com a The Film Foundation, de Martin Scorsese, e restaurou “Wanda, filme cult dos anos 60, da diretora Barbara Loden. E foi lançada a seqüência de Sex And The City, duramente criticada, mas recheada de marcas como Chanel, Oscar de la Renta e Halston, da qual Sarah Jessica Parker faz parte do time.

Pra completar, as modelos resolveram investir na atuação e viver não só de papéis em editoriais. Elas viraram atrizes! Liya Kebede estrelou o drama verídico “Flor do Deserto, a bombshell Rosie Huntington-Whiteley descolou um papel em “Transformers 3” (que sai em 2011), Lily Cole foi elogiada em “O Mundo Imaginário do Dr Parnassus“, lançado aqui em maio, e Natalia Vodianova emplacou papel de protagonista em “Belle du Seigneur (com lançamento previsto pra 2012), onde vai viver um romance com Jonathan Rys Meyers – isso depois de fazer uma ponta em “Fúria de Titãs junto da também modelo Agyness Deyn.

Mas também rolou caminho inverso, com as queridinhas do cinema invadindo filas A de desfiles nas semanas de moda e, de quebra, posando pra campanhas e criando linhas de roupas. Emma Watson foi de amiga de Harry Potter a garota-propaganda na virada de 2009 pra 2010 e terminou esse ano colaborando pra uma linha eco. Enquanto isso, a Burberry, que já contratou a atriz pra uma campanha, anunciou interesse no vampiro Robert Pattinson, que levou mais uma vez a legião de fãs à loucura com o novo filme “Eclipse” – continuação da saga “Crepúsculo“, que apresentou o galã a sua atual namorada, Kristen Stewart. Kristen, por sua vez, viveu Joan Jett em “The Runaways – Garotas do Rock” , ao lado de outra queridinha da moda: Dakota Fanning.

Além dessa troca de equipes dos sets de fotos pra sets de cinema, e vice versa, a tecnologia 3D que encontrou sua glória em “Avatar” (2009) migrou pras páginas das revistas de moda e até pra campanhas, como as da ArmaniEllus e Ausländer. A Burberry foi mais longe e transmitiu seu desfile de outono-inverno 2010/11 em 3 dimensões! No cinema a febre da vez foi “Alice no País das Maravilhas“, dirigido por Tim Burton, com direito a boom de produtos lançados na carona do filme.

E Blog LP já está de olho em 2011: é no ano que vem que “Um Lugar Qualquer“, de Sofia Coppola, chega em solo tupi, com a diva fashionista da vez, Elle Fanning. Ela é irmã de Dakota – que é queridinha de Marc Jacobs – e virou ícone no tapete vermelho de Cannes, onde o filme levou o maior prêmio do festival. Outro projeto que promete é “Black Swan“, longa de Daren Aronofskyo figurino da cena do balé “O Lago dos Cisnes” é assinado pela Rodarte – que já soma ótimas críticas e deve chegar em fevereiro ao circuito nacional. Madonna também pretende lançar seu novo trabalho como diretora, com “W.E” e nós já te demos 3 motivos pra ficar curioso a respeito do filme.

E o cinema nacional também terá novidades. Divulgado no início de 2010, “Rio, eu te amo” chega em 2011 nas salas de cinema, com relatos apaixonados sobre a Cidade Maravilhosa, que também foi protagonista em A Suprema Felicidade“, que marcou a volta de Arnaldo Jabor, e no filme brasileiro de mais sucesso em 2010: “Tropa de Elite 2” – afinal, o comando é do capitão Nascimento!

Tags:                                                                                                                          

Compartilhar