Retoques de Photoshop… pra engordar?

08.01.2014

Existe muita polêmica em torno de softwares de edição de imagem: nessas alterações, a moda (indústria e imprensa) é acusada de emagrecer modelos, clareá-las, tirar suas marcas da pele ao extremo. Mas o que vem sendo divulgado agora pela web causa estranhamento pelo inusitado: profissionais como Leah Hardy, que já foi editora da “Cosmopolitan“, Jane Druker, editora da “Healthy“, e outros profissionais da área admitem que usam ou já usaram o Photoshop hoje em dia pra fazer as modelos e atrizes parecerem mais saudáveis. Sim, isso quer dizer usar o Photoshop pra deixar quem posou mais… gorda.

Lembra do babado da capa da Elle com Coco Rocha em 2012?

A frase de Robin Derrick, diretor criativo da “Vogue“, é emblemática: “Passei os primeiros 10 anos da minha carreira fazendo meninas parecerem mais magras – e os últimos 10 fazendo-as parecer mais largas”. E Alexandra Shulman, da “Vogue” UK, engrossa o coro dizendo que pede pros fotógrafos pra que eles tentem fazer com as modelos não pareçam tão magras quanto são. Mas é Leah quem dá declarações de maior impacto sobre o assunto: “Graças ao retoque, nossos leitores nunca viram o lado horroroso e faminto da magreza. Essas garotas abaixo do peso não pareciam glamourosas em carne e osso. Seus corpos esqueléticos, cabelo fino e amorfo, pontos e círculos escuros debaixo dos olhos – tudo sumia magicamente com tecnologia, deixando somente a fascinação dos membros vívidos e dos olhos de Bambi”.

O policiamento contra a diversidade de corpos, sejam eles magros ou gordos, é criticada por muita gente. Mas esse é mais um fator que comprova que os retoques, especialmente quando exagerados, criam imagens irreais, que nunca serão alcançadas. E você, qual é sua opinião sobre o assunto? Comente!

Tags:                      

Compartilhar