Categorias: Moda

Quando estiver em Madri, não deixe de…

31.01.2012

Blog LP está na Espanha pra Semana de Moda de Madri. A edição de outono-inverno 2012/13 rola entre 1 e 5/02, e a gente também aproveitou, é claro, pra dar uma volta antes e fazer um roteiro atualizado do que rola de mais legal na cidade. Quer conferir? Anota tudo!

. O mercado das pulgas El Rastro é tipo uma mistura espanhola de Saara com Benedito Calixto: tem antiguidades, bugiganga, HQ antiga, camiseta com estampa engraçada, coleira de cachorro, jaqueta de couro, camiseta infantil do Real Madrid, artigos indianos… Rola aos domingos e feriados, das 10h às 14h. Tem que ir com paciência porque é bem cheio! Fica na estação de metrô La Latina.
. Quem adora selos e moedas antigas tem que ir na Plaza Mayor de domingo: ela fica supermovimentada e cheia de ambulantes vendendo esse tipo de artigo – cheia mesmo! No centro você vê artistas de rua fazendo apresentações, e nos cantos vários cafés colocam mesas pra você ficar olhando o movimento e curtindo.
. Reserve um tempo quando for pra Plaza Mayor pra passar pelo Mercado de San Miguel, que fica ali perto. É tipo uma feira coberta e mais chic que uma feira livre, com diversas coisinhas gostosas pra experimentar, de sushi a castanhas, passando por frutas, tapas e vinhos!
. Dos museus: muita gente fala do Reina Sofia e do Prado, porque eles realmente são referências. Mas se você gosta de arte, não deixe de ir também ao Thyssen-Bornemisza, que possui uma coleção superinteressante que vai dos italianos primitivos até Roy Lichtenstein e Lucian Freud! E pra um programa diferente no sábado: as expôs temporárias ficam abertas até 23h aos sábados. Pra quem está com falta de tempo e quer ver tudo, é uma boa alternativa!
. Mas e o Reina Sofia, hein? É o máximo: todo mundo precisa ir pelo menos pra ver a “Guernica” de Pablo Picasso. E tem mais também, como quadros importantes de Salvador Dalí e Miró. Entre as exposições temporárias que estão rolando agora, a inspiradora “Locus Solus: Impresiones de Raymond Roussel” é sobre o trabalho desse escritor francês visionário e sua influência em várias vertentes artísticas desde então (até 27/02), e os bordados instigantes e coloridos de Alighiero Boetti em “Estrategia de Juego” – pra essa você tem que correr, ela acaba 5/02! Pros fashionistas, o Reina Sofia guarda uma surpresinha: um espaço reservado pro Balé Triádico de 1922 de Oskar Schlemmer, da escola Bauhaus, com direito à reprodução dos figurinos. De babar. E está na expô permanente!
. A maioria das marcas importadas que existem em Madri também já chegaram ao Brasil, mas pra quem quer conhecer mesmo assim, quase todas estão concentradas em Salamanca. Também é por ali que você encontra marcas locais como Camper, Ágatha Ruiz de la Prada (que tem várias coisinhas baratas tipo Marc by Marc Jacobs, sabe?) e Roberto Verino. Na rede de luxo El Corte Inglés também dá pra achar bastante moda espanhola.
. Uma outra marca bacana pra conhecer é a Cállate la Boca: cheia de estampas que parecem desenhadas à mão, tem capinha de iPod, caderninho, camiseta, chaveiro… E apesar do nome o clima é fofinho! Conta com uma unidade perto do Mercado de San Miguel e outra na região de Chueca.
. Tem H&M, mas nem precisa: Pull & Bear, Topshop, Celio, Desigual (de Barcelona)… É uma série de lojas de preço bem bom pra fazer a festa. E, claro, não dá pra esquecer que é a terra da Zara! Pra quem quer pechinchar ainda mais, tem a Lefties, que é a ponta de estoque… da Zara! Imagina?!

Jorge Wakabara, direto de Madri

Tags:                                                                    

Compartilhar