Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceE a Salinas também tem um lado bem americano – Miami! Mas… e esse abacaxi kitsch? Supertiki!
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceCerto, a coleção da Juliana Jabour se inspirou na Califórnia – mas a Califórnia se inspira muito no Havaí, né?
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceE agora a Disney busca novamente esse clima com a sua nova princesa Moana!
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian Pacce“Lilo & Stitch” (2002) foram dois dos responsáveis por um revival havaiano no começo do novo milênio
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceNa Gig, paisagens e coloridos deliciosamente havaianos
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceA gente adora os filmes havaianos do Elvis Presley! Eles já inspiraram, inclusive, coleção de Miuccia Prada há um tempo
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceOlha o tropical cheio de bordado e cor da PatBo
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceAdam Sandler também tem uma bela coleção de camisas em “Como se Fosse a Primeira Vez”
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceMesma caso da Triya: flores, dunas de areia, grafismos étnicos…
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceA Blue Man se inspirou em outras culturas tropicais, mas não dá pra deixar de pensar em Havaí com essa imagem, dá?
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceEleanor Powell linda em “Honolulu” (1939)
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceDançar o hula hula com o vestido Isabela Capeto, que tal?
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian Pacce“Amor Havaiano” (1937) traz Bing Crosby no papel principal
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceNa Cotton Project, um tropical mais dark com direito a cigarrinho e coqueiros em fundo preto
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceE o cartaz do “Tikimentary” (2009)? A gente ama!
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceA cartela de cor do cartaz de “Alegria de Verão” (1966) é mara!
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceNa Ellus: um Havaí bem street
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceTodo mundo lembra da clássica cena do beijo em “A Um Passo da Eternidade” (1953) – mas olha o figurino do Montgomery Clift!
Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian PacceO clima havaiano da A.Brand de primavera-verão 2016/17! Vem ver mais referências aqui na galeria, clica!
Sim, Honolulu está no ar. São vários os sinais: os desfiles de primavera-verão 2016/17 da Ellus e da A.Brand (e outros que não claramente citaram o Havaí mas tem toda a pinta havaiana nos seus floraistropicais); o som do ukulele que é o preferido de 9 entre 10 cantoras nacionais; a comida típica de lá, o poke, que virou a mais nova moda gastronômica; os jogos Pokémon Sun e Moon que se passam em uma ambientação inspirada no Havaí (o desenho animado deles deve sair em breve). E até no campo político: uma das últimas grandes ações públicas de Barack Obama antes de deixar o cargo de presidente dos EUA vai ser visitar, ao lado do primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, o memorial das vítimas do ataque japonês a Pearl Harbor na 2ª Guerra Mundial. É um momento histórico, a 1ª vez que um primeiro-ministro do Japão vai ao local – e o país, diga-se de passagem, tem certa fixação com o tema havaiano em restaurantes temáticos, roupas e turismo.
Então, resumindo: o verão vai ser havaiano. E a pegada é bem tiki – expressão que vem do deus da Polinésia e virou a representação desse repertório do local, bastante difundido justamente pelos soldados americanos que participaram da 2ª Guerra em Pearl Harbor. Entre os anos 30 e 60 os americanos eram absolutamente fissurados pelo tiki: é só pensar nos filmes “Amor Havaiano” (1937) com Bing Crosby; “Honolulu” (1939) com Eleanor Powell dançando hula; “A Um Passo da Eternidade” (1953) com Burt Lancaster, Deborah Kerr e grande elenco; os longas do Elvis Presley (incluindo “Feitiço Havaiano” de 1961, um dos maiores sucessos do cantor); o doc de surfe “Alegria de Verão” (1966) no qual surfistas buscam a melhor onda em vários locais, incluindo, claro, o Havaí… Depois dos anos 70 o tiki passou a ser visto como kitsch e existe até um documentário, “Tikimentary” (2009), do brasileiro Duda Leite, que fala sobre isso e os “tiki philes” (apelido dos fanáticos pela cultura tiki). Mas também tem “Lilo & Stitch“, o desenho de 2002. E lembra daquele longa com Drew Barrymore e Adam Sandler, “Como se Fosse a Primeira Vez” (2004)?
Portanto separe a sua melhor camisa floral, coloque a saia de palha, o colar de flores, o biquíni de coco e o álbum do Beach Boys(ou essa playlist mara do Spotify), corra pro nosso post especial com um roteiro sobre onde comer poke e, na galeria, inspire-se com o estilo das passarelas de primavera-verão 2016/17, coleções que já estão nas lojas, e em imagens desses filmes que a gente já citou. Aloha!