Categorias: Moda

As 11 melhores frases da entrevista coletiva de Pierre Cardin

27.04.2011

Pierre Cardin está no Brasil. Com 88 anos (que ele prefere chamar de “quase 89” porque sabe que está bem), o estilista veio pra cá pra abertura da exposiçãoPierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes“, que acontece a partir do dia 29/04 no shopping Iguatemi de SP. A ocasião também rendeu um desfile com o remix dos 60 anos de sua moda, somente para convidados; e uma palestra sobre a a trajetória de sua moda marca, também pra convidados. Antes disso tudo, ele deu uma entrevista coletiva pra imprensa brasileira. Blog LP estava lá e te diz 11 das melhores frases de Pierre Cardin.

“Estudei moda e costumes, mas não quero me apegar a isso – gosto de ver a mulher na lua.”

“Eu criei o pret-à-portêr. Criei todos esses licenciamentos. Não há nenhuma vulgaridade em vestir gente que trabalha.”

“Fiz de tudo, de perfumes a sardinha. Pra quem passou pela guerra, uma lata de sardinha se torna algo muito mais importante do que um frasco de perfume. Por isso, hoje em dia, eu prefiro a sardinha.”

“Gosto de trabalhar. Não tiro férias e não saio. O trabalho é a única coisa que me dá prazer.”

“Um conselho pro jovem estilista? Trabalhar muito, já que não existe sucesso sem trabalho, e não copiar ou imitar nada. Já conheci muitos museus pelo mundo, mas vou neles para saber o que foi feito antes de mim e fazer algo novo depois.”

“Perdi dinheiro com a alta-costura, mas ganhei dinheiro com o prêt-à-porter – o que me possibilitou voltar pra alta-costura. A alta-costura é muito cara. Quis criar vestidos mais acessíveis e fui o primeiro a vendê-los em grandes magazines, como Takashimaya, no Japão; La Rinascente, na Itália. Foi por isso que tive que sair da Câmara Sindical da Alta-Costura.”

“Como um capitalista, sempre me interessei pelo comunismo.”

“As brasileiras são mulheres de bom gosto e femininas. Tive uma modelo brasileira, Maria Bourjois. Mas naquela época as modelos não eram tão grandes quanto as de hoje em dia – hoje, as modelos são grandes porque os espaços que precisam ser preenchidos por elas são grandes. Antes a moda era apresentada em salões, hoje é apresentada em estádios.”

“Já estive no mundo todo. Fui 100 vezes para a América, 50 vezes para o Japão, 30 vezes para a Rússia, 27 vezes na China e, segundo os meus cálculos, estive umas 12 vezes no Brasil.”

“Como podem ver, tive uma vida extraordinária. Não estou falando isso pra me vender, mas pra explicar quem eu sou.”

“Não vou vender meu nome. Sou meu próprio banqueiro, nunca precisei ser financiado. Mas não quero que a marca morra junto comigo, quero manter meu legado.”

LEIA TAMBÉM
: Blog LP entrevista Pierre Cardin
LEIA TAMBÉM: Conheça a história de Pierre Cardin

Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes
De 29/04 a 29/05, terça a sábado, das 12h às 21h; domingo, das 14h às 20h
Shopping Iguatemi: av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, 9º andar, SP
Entrada franca

Tags:                            

Compartilhar