Categorias: Moda

Piano fashionista

15.10.2008

Alexandre Schneider

A passarela de Jefferson de Assis no SPFW de 2007

Notou alguma coisa diferente em SP na última semana? O artista britânico Luke Jerram espalhou por 10 dias, 8 pianos em pontos de grande movimentação da cidade, como o Poupatempo da Sé, o Largo Santa Cecília, a Marquise do Parque do Ibirapuera, a Estação Santo Amaro da CPTM, o Largo de Pinheiros e o Parque da Juventude. Eles fazem parte do projeto "Play Me I´m Yours" (Toque-me, Sou Seu) e integram a 12ª Mostra de Arte do Sesc. A idéia é que todo mundo participe e dê uma palhinha do que sabe. Os pianos ficam por aqui até o dia 18, depois vão para a Austrália e serão doados para escolas comunitárias.

Reprodução

Poupatempo Sé, Estação da Luz, Parque do Ibirapuera e Largo Santa Cecília

Inspirado pela idéia do artista, Blog LP lembrou que o instrumento é um velho conhecido dos fashionistas. Em 2005, a Mara Mac se inspirou em Billie Holiday, com músicas tocadas pelo pianista Rodrigo Braga em pleno desfile. No mesmo ano, a Victor & Rolf também colocou o piano de cauda na passarela. Dessa vez, tocado por Tori Amos em uma performance dramática. Em 2006, o instrumento vira acessório de cabeça nas mãos de André Lima em pleno SPFW. Em 2007, Jefferson de Assis, também na Semana de Moda de São Paulo, deu uma função inusitado a ele, que serviu de transporte para as tops do estilista. Em janeiro de 2008, a DTA fez um cachecol de piano no Fashion Rio. E a Prada, claro, a maior lançadora de tendência do mundo, também já tocou na mesma tecla. Pra finalizar, na última Semana de Moda de NY, ele acabou fazendo as vezes de bolsa da stylist Lara Gerin.

Reprodução

No vestido das "Frenéticas", década de 80 total, e na passarela da Mara Mac

Reprodução

Na mão da stylist Lara Gerin e na cabeça do desfile de André Lima

Reprodução

Na passarela de Vicktor & Rolf e no pescoço da marca mineira DTA

Mas a brincadeira de trazer objetos cotidianos para moda é bem mais antiga, e nasceu com o movimento surrealista nos anos 30. Obra principalmente da estilista italiana Elsa Schiaparelli, que criava a ilusão de Trompe-l’oeil (engana os olhos, em francês) em seus modelos. Tal técnica volta à tona com o piano. Um clássico que nunca sai de moda!

Tags:    

Compartilhar