Phoebe Philo vai sair? Cadeiras voam na moda internacional

05.02.2016

“Entendeu ou quer que eu desenhe?” É tanta mudança e especulação de 2015 pra 2016 nas direções criativas das grandes marcas do cenário fashion internacional que a gente decidiu fazer um post pra você ficar por dentro do que vai ser o assunto dessa temporada de outono-inverno 2016/17 que está chegando! Aproveitando, inclusive, o novo boato da vez: Phoebe Philo vai sair da Céline?! Abaixo você vê tudo detalhado, tipo for dummies. Vem:

Céline
Quem pode sair? Phoebe Philo, a mulher que reergueu e reinventou a marca em oito anos de casa. O problema, segundo os rumores, é o mesmo que a estilista já enfrentou quando trabalhava na Chloé (2001-2006): ela cansou de se dividir entre Paris (onde trabalha) e Londres (onde está sua família).
Mas se ela sair, quem entraria? Mistério total, já que nem a saída de Phoebe está confirmada.
E pra onde Phoebe iria? O boato é extremamente bizarro, principalmente se você pensar nesse problema em se dividir entre duas cidades: ela estaria a caminho da Azzedine Alaïa, marca do grupo Richemont desde 2007, já que Alaïa em si não segue (e se recusa a seguir) os lançamentos sazonais e a vaga de estilista estaria, portanto, aberta. Phoebe também é apontada pra vaga da Dior e da Chanel (no caso de uma eventual aposentadoria de Karl Lagerfeld, hipótese que se levanta a cada temporada e que nunca se cumpre).

Zegna
Quem saiu? Stefano Pilati, depois de 3 anos na direção criativa.
Quem entrou? Alessandro Sartori, que já trabalhou na Z Zegna (de 2003 a 2011) e acabou de sair da Berluti.
E pra onde Pilati vai? Muitos rumores. Um é a Lanvin (confira logo abaixo). Outro, improbabilíssimo, é a Saint Laurent Paris, que oficialmente continua sob a batuta de Hedi Slimane. Pilati saiu de lá antes de entrar na Zegna, e pelo visto não foi um rompimento tão amigável. Com a entrada de Slimane, as vendas aumentaram bastante. Não parece lógico chamá-lo de volta.

Lanvin
Quem saiu? Alber Elbaz, em outubro de 2015, depois de 14 anos na marca – os fashionistas ficaram chocados!
Quem pode entrar? Os boatos já apontaram Erdem Moralioglu, que nasceu no Canadá mas mora e desfila sua marca própria, Erdem, em Londres; mas agora o eco mais forte ficou em Stefano Pilati, recém-saído da Zegna. Pilati tentou fazer a Agnona, marca feminina do grupo, crescer e aparecer – não rolou. E dizem que ele gosta – muito! – de fazer moda feminina… Portanto, ligue os pontos!
E pra onde Elbaz vai? Tem fashionista acendendo vela pra ele ir pra Dior. Mas o que é mais provável é que ele abra uma marca própria – em entrevista recente, Renzo Rosso, do grupo Only the Brave (Diesel, Margiela), disse que conversou com o estilista e o “mandou” abrir uma marca!
Estilistas interinos: Chemena Kamali e Lucio Finale

Saint Laurent Paris
Quem pode sair? Será mesmo possível que, depois de reformular a marca a seu bel prazer de 2012 pra cá, Hedi Slimane sairia dela? É o que se especula desde o começo do ano. Caso o faça, provavelmente seria porque ele não está feliz com o contrato atual ou porque ele tem uma nova oferta na manga. A 1ª possibilidade, na verdade, não é tão inesperada: foi mais ou menos assim que ele saiu da Dior Homme em 2007, também porque queria fazer moda feminina, e acabou se dedicando à fotografia durante 5 anos, apesar de todo mundo achar que ele abriria uma marca própria.
Mas se ele sair, quem entraria? Já apontaram Anthony Vaccarello, que atualmente acumula funções em sua marca própria e na Versus de Donatella Versace; e Stefano Pilati, que como comentamos é uma hipótese sem cabimento.
E pra onde Slimane iria? Mais uma vez surge o boato da aposentadoria de Lagerfeld na Chanel ou uma volta ao grupo LVMH na vaga da Dior. A 2ª possibilidade seria de cair o queixo – afinal, a saída do estilista da Dior Homme foi bombástica.

Dior
Quem saiu? Raf Simons.
Quem pode entrar? Tanta especulação chega a confundir os sentidos. Estão na fila imaginária (ou nem tanto) Phoebe Philo, Alber Elbaz, Hedi Slimane… e a torcida maior parece ser a de Sarah Burton, atualmente na Alexander McQueen. Outros dizem que Sarah sair da grife é pouco provável, já que sua ligação com ela é sentimental – a estilista era amiga pessoal de Lee Alexander McQueen. Também já apareceram como possibilidades Giambattista Valli e Olivier Theyskens. Caso a escolhida seja Sarah ou Phoebe, seria a 1ª vez que uma mulher ocupa a vaga de direção de estilo da maison.
E pra onde Simons vai? O rumor é retumbante: ele entraria no lugar do brasileiro Francisco Costa na Calvin Klein Collection. Será?!
Estilistas interinos: Lucie Meier e Serge Ruffieux

Armani
Quem pode sair? Giorgio Armani – sempre volta esse papo dele se aposentar, assim como Lagerfeld.
Quem pode entrar? Hoje em dia, apontam Francisco Costa. Antes, apontavam Stefano Pilati.

E lembrando e retomando: caso Lagerfeld se aposente mesmo, além de Phoebe Philo e Hedi Slimane, dizem que Haider Ackermann é forte concorrente à vaga. Enquanto isso, na Balenciaga, depois que Alexander Wang saiu a gente aguarda a estreia de Demna Gvasalia, estilista da Vêtements, na direção. Agora sim: já pode conversar tranquilo com qualquer um da fila A!

Tags:                                                      

Compartilhar