Categorias: Moda Tendências

Educação e arte no 2º dia de Pense Moda

29.11.2012

Pra fechar, a artista Vanessa Beecroft fala sobre sua obra
Bate-papo sobre educação no 2º dia de Pense Moda: Raquel Valente, Carol Vasone, Ivan Bismara, Lázaro Eli e Isabela Prata

A programação da 6ª edição do Pense Moda continua! Depois de um 1º dia memorável, o evento iniciou sua 2ª noite com uma discussão sobre a educação de moda no Brasil. Mediados pela jornalista Carol Vasone, Ivan Bismara (da FAAP), Lázaro Eli (do Senac), Raquel Valente (da Santa Marcelina) e Isabela Prata (da Escola São Paulo) discutiram a qualidade do ensino de moda nas universidades brasileiras. O principal tópico discutido foi a influência do MEC na regulamentação da grade curricular acadêmica. Segundo Isabela, isso faz com que o ensino se torne engessado, dificultando rápidas mudanças e atualizações no ensino. Ela acredita num repensar constante da educação e numa formação multidisciplinar, ambas complementares à profissão. “Além de ensinar, é preciso aprender”, completou ela. Além disso, discutiu-se o aumento da procura das instituições brasileiras por estilistas internacionais. Ivan Bismara, inclusive, disse que Jimmy Choo em si está louco pra dar aulas na FAAP em 2013…

Confira os destaques do 1º dia do Pense Moda 2012

A noite terminou com uma conversa com a artista Vanessa Beecroft, cuja entrevista você já leu aqui. 1º ela apresentou um vídeo com sua performance “VB55”, apresentada em Berlim em 2003. Depois, a artista prosseguiu com uma retrospectiva de sua obra, explicando que começou com o desenho, mas sempre achou que o meio não reproduzia a presença da modelo em si – por isso a presença física de garotas. Em sua 1ª performance, ela conta que foi acusada de “prostituir” as modelos e “voyeurizar” a plateia. “Aí decidi repetir o processo”, conclui a artista, que também afirmou sempre ficar brava com sua audiência – ela acha que sua obra é mal-compreendida.

Tags:                              

Compartilhar