Morre Oscar de la Renta

21.10.2014

Morre aos 82 anos o estilista Oscar de la Renta. Ele foi diagnosticado com um câncer em 2006 e morre por complicações decorrentes da doença. O dominicano preparou o terreno pra partida e anunciou seu sucessor, Peter Copping, na direção criativa da marca fundada por ele na semana passada.

Leia mais: Peter Copping confirmado na Oscar de la Renta

De la Renta foi pra Espanha estudar pintura nos anos 50 e foi lá que se interessou por moda, trabalhando, inclusive, com Cristóbal Balenciaga. No começo dos anos 60 foi pros EUA e, apadrinhado por Diana Vreeland, começou a trabalhar pra Elizabeth Arden. Em 1965 fundou a marca homônima que virou um ícone americano. Jackie O foi a primeira entre as primeiras-damas americanas a usar seus vestidos, num tipo de relação que duraria até o baile de posse de George W. Bush em 2005, com Laura Bush, passando por Hillary Clinton. Ele chegou a criticar Michelle Obama quando ela usou um Alexander McQueen em vez de um estilista americano numa cerimônia oficial e, curiosamente, Obama vestiu pela primeira vez um Oscar de la Renta este mês, durante um evento na Casa Branca.

Mas além de Washington, o estilista foi o grande nome dos tapetes vermelhos, com seus vestidos amplos, românticos, verdadeiros contos de fadas de Hollywood. Sua última grande criação não foi menos glamourosa: é dele o vestido de noiva de Amal Alamuddin pro comentado casamento com George Clooney em Veneza. Uma despedida à altura.

Tags:                              

Compartilhar