O livro da Balenciaga tem tinta especial

08.11.2018

Demna Gvasalia assumiu a Balenciaga no fim de 2015, e agora vai sair um livro da marca pela supereditora Rizzoli. Mas não pense que é sobre a trajetória do estilista nesses 3 anos, nem sobre toda a história da Balenciaga: a publicação contempla… a coleção de outono-inverno 2018/19. E só ela mesma.

Veja também o desfile de primavera-verão 2019, o último da marca!

A ideia é que ele funcione como uma lembrança do desfile, “algo que te coloque dentro da apresentação e do processo por trás dela”, segundo Demna, e é provável que projetos desse tipo apareçam também nas próximas temporadas. O estilista garante que seus desfiles tem características cinematográficas em termos de conceito e instalação, o que justifica a obra.

E também tem a pegada de exclusividade: Johnny Dufort e Pierre-Ange Carlotti foram os únicos fotógrafos permitidos no showroom e backstage pra observar e registrar a preparação de tudo, e é isso que as 304 páginas mostram. E pra quem achar as cores superintensas quando pegar o livro na mão, não é só uma impressão (literalmente): além do CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) típico da grande maioria das publicações, foram acrescentadas duas tintas em tom de neon raramente usadas. O resultado nem é reproduzível nas imagens da galeria acima – tem que ver de perto pra entender! Começa ser vendido hoje no site da Balenciaga (€ 80, cerca de R$ 345); chega nas livrarias da Europa ainda nesse mês e, nos EUA (e provavelmente Brasil), em fevereiro.

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