Categorias: Moda

Dois fetiches, uma estilista

25.06.2009

Mariana MaltoniCândida Andrade

Quem era ligado em moda na década de 80 provavelmente deve ter conhecido ou pelo menos ouvido falar de Cândida Andrade. Nascida em BH, a designer era famosa por seu sapatos, sandálias e tênis voltados pra um publico A, que agradavam atrizes como Claudia Raia e Marieta Severo. Cândida vendia na Barney’s, na Intermix, fez parcerias com marcas internacionais como a italiana Fiorucci e a francesa Agnés B. e recebeu por três vezes seguidas o prêmio de melhor estilista de calçados do Brasil em 1982, 1983 e 1984. “Trabalhei nesse ramo por 25 anos, mas por conta de problemas pessoais, a marca foi acabando”, conta Cândida em seu ateliê no Leblon, zona sul carioca. É lá que ela dedica seu tempo para seu mais novíssimo projeto: a Nymphe, marca de lingeries sofisticadas, lançada em esquema de soft opening em novembro de 2008.

“Eu trabalhava com um fetiche, que eram os pés, e agora fui trabalhar com outro fetiche, a lingerie”, brinca a estilista, que só agora começa a divulgar sua marca e ampliar mercados. Como explica Cândida, Nymphe quer dizer ninfa, na mitologia grega, a divindade dos rios, fontes, bosques e montanhas. A forma imatura de um inseto. Ninfa também significa “moça bela”.

Mariana MaltoniEstampa Kama Sutra e estampa de asas de borboleta

A nova grife começa com 130 peças – divididas em “coleção clássica” e “coleção éden” – com corselets, calcinhas de vários tamanhos, camisolas, babydolls, sutiãs e até aromatizante de roupas e ambientes. “Tem sido uma batalha produzir. Ainda não temos confecção própria e, por isso, fabricamos tudo no Pólo de Nova Friburgo (região serrana do Rio). Só que lá é difícil introduzir uma inovação, uma ferragem nova, um tecido diferente. As fábricas não aceitam. Sem contar aquelas que se negam a trabalhar com determinada estampa”, conta. A estampa que Cândida se refere é a Kama Sutra, desenho trazido da Índia por uma amiga, que nas mãos de Cândida ganhou ares pop, em formato de história em quadrinhos. “Tinha medo de ousar, mas sinto que são as peças mais eróticas que têm saído mais”, conta a estilista, que ainda investiu em padronagens inspiradas em asas de insetos. As lingeries da marca variam de R$ 75 (aromatizante de ambiente) a R$ 790 (robe de seda com a estampa Kama Sutra) e já podem ser encontradas em SP (Lixx e Aldeia Trancoso), Jundiaí (Stupendha), Porto Alegre (Twinset), BH (Clô), Curitiba (Bazar Fashion) e Santos (Saint Selve).

Mariana MaltoniSutiã-olho

Nymphe
av. Ataulfo de Paiva, 1251, sala 508, Leblon
Informações: (21) 2274-0939/ 2529-2888

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