Nova marca na Casa de Criadores: Tilda!

17.09.2013

Anderson Tomaz é figura fácil nos backstages – você pode encontrá-lo atrás do cenário em desfiles da Fernanda Yamamoto, por exemplo. Ele também já trabalhou no estilo com André Lima, e é nesse clash de minimal e maximalismo que surge a Tilda, sua marca própria que estreia nas passarelas da próxima Casa de Criadores. Apesar de ele estar agindo por trás e vendo coisas suas em desfile, ele explica: “Senti vontade de me expressar como indivíduo, e ao mesmo tempo escolhi outro nome que não o meu porque poderia soar como um trabalho de ateliê. Quero ser mais acessível, acho que o estilista estrela não cola hoje, tem que ter menos barreira e ser mais autêntico”.

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A formação de Anderson, que tem 31 anos, não é a usual: ele fez técnico em fotografia e é formado em modelagem no Senac. Outra coisa que chama a atenção é a escolha de uma de suas referências pro desfile de estreia: o histórico encontro da estilista das camisetas de protesto Katharine Hamnett com Margaret Thatcher. É uma imagem com forte conotação política: “Acho que a moda é reflexo da sociedade e neste momento ela está totalmente em cima do muro. Quero ter uma posição, um ponto de vista, e tentar tirar a moda dessa posição. Não falo em política claramente, mas uso a moda como ponto de vista. Do jeito que está, está muito pasteurizado, e não quero pasteurizar pra agradar cliente e imprensa. Primeiro vem o meu posicionamento, e é essa atitude que vou levar pro desfile”.

Outra novidade da próxima Casa de Criadores: Weider + Jadson = 2!

Essa posição de questionamento vai desde a inspiração até o material em si, segundo o estilista. Ele conta que usa tecidos de gosto duvidoso, por exemplo, e os recontextualiza. E ainda instiga: “Pra sobreviver em moda no Brasil hoje, eu teria que fazer camiseta ou vestido de festa. Aí misturei os dois!” Enquanto a gente não vê o resultado, confira na galeria as imagens de referência de Anderson – é só clicar na foto!

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