Nirvana processa Marc Jacobs pela coleção “Redux Grunge”

06.01.2019

Marc Jacobs relançou no ano passado sua coleção grunge feita em 1993 pra Perry Ellis (clica aqui pra ver). E a Nirvana LLC, entidade jurídica formada em 1997 pelos ex-integrantes da banda, Dave Grohl e Krist Novoselic, junto à Cobain Estate, comandada pela viúva de Kurt Cobain, Courtney Love e que possui os direitos autorais da banda Nirvana, não ficou nada feliz com isso e está processando a marca!

O grunge de Marc Jacobs está de volta – inteirinho!

O motivo principal é uma estampa utilizada em materiais promocionais e em uma camiseta, moletom e meias, que contém um desenho bem parecido com a “smiley face” amarela criada por Kurt Cobain em 1991 pro lançamento do disco “Nevermind” e registrada no ano seguinte. A versão da marca traz as letras “M” e “J” nos olhos, em vez do “X” original e a palavra “Heaven” no lugar de “Nirvana”. Segundo o “The Fashion Law“, o processo alega que não rolou acordo com a marca pra usar a versão ligeiramente alterada do desenho! A denúncia alega que o uso de músicas da banda, incluindo “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are” fazer parecer que a banda endossou ou está associada à coleção. Além da Marc Jacobs, o processo ainda cita as lojas Saks e a Neiman Marcus como réus, já que estão comercializando as peças!

Veja também: nova linha de Marc Jacobs, a… The Marc Jacobs

Vale lembrar que na época que foi lançada, em 1993, Marc deu a coleção inteirinha de presente pra Courtney Love e Kurt Cobain, cantor da banda, que não ficou nada feliz com a referência grunge dos modelos (a banda foi pioneira do estilo) e acabou queimando todas as peças – eita! Até agora a Marc Jacobs não se pronunciou sobre o caso mas estamos de olho nos próximos capítulos! Na galeria você confere mais detalhes!

Essa é a estampa da coleção “Redux Grunge” de Marc Jacobs que entrou no processo do Nirvana LLC contra a marca por uma suposta violação de direitos autorais! Clica na galeria pra ver mais!
A denúncia alega que além da “smiley face” estar sendo usada sem autorização, parte de letras de músicas estão sendo usadas em campanhas, como nessa acima!
Mark Jacobs bem feliz no lançamento da coleção com a camiseta que está causando alvoroço
Os integrantes da banda Nirvana: Dave Grohl, Kurt Cobain e Krist Novoselic
Quando a coleção foi lançada em 1993, Marc deu de presente pra Courtney Love e Kurt Cobain uma peça de cada! O casal queimou tudinho por não ter gostado da referência grunge!
Anos depois, Courtney Love disse ter se arrependido de ter queimado a coleção…
Ela inclusive modelou pra Marc Jacobs em 2016…
E em 2017 foi a vez de sua filha, Frances Bean Cobain!
Cobain disse na época que não teria modelado se fosse pra outra pessoa!
Apesar de ter arrasado nos cliques, a bela não curte essa história de modelar
No final das contas, as duas camisetas são mesmo muito parecidas, né? Conta pra gente o que você acha dessa polêmica!

Tags:                            

Compartilhar