Categorias: Moda

Um museu no Chile está dando o que falar!

24.07.2011

Além do incrível museu de arte pré-colombiana, sabia que o Chile tem um museu de moda muito bom? Se você vai esquiar por lá ou dar um pulinho no deserto do Atacama, reserve um tempo pra passear em Santiago e visitar o Museo de la Moda, onde está em cartaz a segunda parte da exposição “Volver a los 80” -uma ótima seleção da moda dos anos 1980. Tem o corpete cônico criado por Jean Paul Gaultier pra Madonna, o vestido de noiva da princesa Diana, a jaqueta e o carro de “De Volta para o Futuro” e uma seleção dos nomes mais fortes que fizeram a moda daquela época – da sala especial pra marca inglesa BodyMap até vitrines com looks de Claude Montana, Thierry Mugler, Azzedine Alaia, Katharine Hamnett, Vivienne Westwood, Stephen Sprouse, os japoneses e muitos outros, além de revistas da época, LPs e até objetos Memphis!

LEIA TAMBÉM: A exposição em Versalhes que está encantando muitos fashionistas!

O museu foi inaugurado em 2007 por Jorge Yarur Bascuñán, neto de Juan Yarur Lolas, fundador da tecelagem de algodão Yarur, banqueiro e uma das maiores fortunas do país. A sede é a própria casa que pertenceu à família, que tem arquitetura modernista à Frank Lloyd Wright numa área de 11.500 m² em plena cidade. O incrível acervo particular começou com o guarda-roupa de sua mãe Raquel, que se vestia com as melhores maisons francesas (em sua lua-de-mel, nos anos 1950, ela viajou – e comprou – durante 8 meses pela Europa). Desde 1999, Jorge (que é filho único) passou a fazer aquisições importantes mundo afora resultando numa coleção de mais de 10 mil peças, que inclui itens dos séculos 17, 18 e 19 (como vestidos de Charles Worth), modelos Chanel dos anos 20 e clássicos da era do New Look de Dior, além de uma biblioteca especializada em criação e história da moda com mais de 3 mil títulos.

O museu tem padrão internacional – Jorge, aliás, chegou a provocar a ira da concorrência nos grandes leilões internacionais por dar lances altos demais… Ou seja, o rapaz não economizou no acervo que é, de fato, um tesouro. A exposição (que ainda não tem previsão de término) se estende pelo 2º semestre de 2011 e é um programa obrigatório pra fashionista!

Volver a los 80 – Segunda Parte
De terça a sexta das 10h às 18h; sábado e domingo das 11h às 19h; às quartas, das 10h às 20h
Museo de la Moda: av. Vitacura, 4562, Vitacura, Santiago, Chile
Ingressos: R$ 11,80; de quartas e domingos, R$ 6
www.museodelamoda.cl

Tags:                                          

Compartilhar