Categorias: Foto & Arte Moda

Betty Catroux, musa e modelo de Yves Saint Laurent, ganha exposição em Paris

14.02.2020

Foto Divulgação

O Museu Yves Saint Laurent está abrindo uma exposição totalmente dedicada a Betty Catroux, musa do estilista e fundador da marca

O Museu Yves Saint Laurent Paris abre em plena semana de moda, dia 03/03 uma exposição dedicada a Betty Catroux, modelo e musa do próprio Yves Saint Laurent (1936-2008). O grande estilista francês costumava dizer que Betty “vivia e respirava Saint Laurent” e encarnava perfeitamente a essência da marca: “Ela é meu lado mulher”.

Saint Laurent era fascinado pelo estilo andrógino da modelo, que se tornou sua musa desde que se conheceram na boate The New Jimmy’s em 1967 em Paris. Por sua vez, Betty Catroux, que tem avó brasileira, sempre gostou da chamada “roupa masculina“: “Sempre usei jeans, blazer… Não me sinto mulher nem homem, mas me sinto mais sedutora vestida como homem”, declarou anos atrás.

Betty Catroux ao lado do atual diretor criativo da Saint Laurent, Anthony Vaccarello

A exposição traz cerca de 50 peças selecionadas pelo atual diretor criativo Anthony Vaccarello diretamente do closet de Betty, que está com 75 anos. Mais do que isso: ela está doando 180 peças de alta-costura e 138 de prêt-à-porter (incluindo bolsas e acessórios) para o museu! “Betty Catroux, Yves Saint Laurent – Féminin Singulier” (Feminino Singular) fica em cartaz até 11/10 desse ano. Vale a viagem!

Betty Catroux e Yves Saint Laurent em 2001 em Paris

Tags:                    

Compartilhar