Morre o fotógrafo Antônio Guerreiro aos 72 anos

31.12.2019

O fotógrafo Antônio Guerreiro faleceu no Rio de Janeiro aos 72 anos

Uma semana depois da morte do estilista Emanuel Ungaro no dia 21/12, a moda perdeu um grande ícone da fotografia. Morreu no último sábado (28/12), aos 72 anos, Antônio Guerreiro, que estava internado na Policlínica do Botafogo, no Rio, desde o início do mês devido a um câncer.

Guerreiro nasceu em Madri, Espanha, mas veio pro Brasil quando tinha apenas 5 anos. Ficou famoso nos anos 1970/80 por clicar celebridades e artistas pros principais veículos de comunicação e campanhas de publicidade da época, tendo sido correspondente em Paris da famosa revista “Manchete” – além de ter um estilo de vida bem dionisíaco.

Antõnio Guerreiro e Gal Costa, que já foi clicada pelo fotógrafo

Guerreiro, que estudou Economia no Rio mas nunca seguiu a carreira, via beleza em todo mundo e dizia que bastava encontrá-la para ter um bom clique. E ele sabia bem como fazer isso, transbordando sensualidade em suas imagens. A foto da capa e contracapa do meu livro “O Biquíni Made in Brazil” é dele.

Divulgação

A capa e a contracapa do meu livro “O Biquíni Made in Brazil” são assinadas por Guerreiro

Guerreiro fez fotos antológicas, inclusive durante o período da ditadura, quando teve sua obra censurada. Nos anos de censura, seu estúdio no Rio se tornou um espaço para performances, shows e apresentações de teatro, representando uma força de resistência contra o governo repressor.

Sõnia Braga, além de ter tido um relacionamento com Guerreiro, também posou para ele

Passaram pelas lentes do sedutor Guerreiro nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Elke Maravilha, Maria Bethânia, Cláudia Raia, Xuxa, Luiza Brunet, Bruna Lombardi, Sandra Bréa e Sônia Braga – ele foi casado com Sandra e com Sonia.

Luiza Brunet é uma das modelos mais foi fotografadas por Guerreiro

O fotógrafo deixa uma filha, de seu casamento com a atriz Angelita Feijó; e sua esposa, a estilista Maria Teresa Freire, com quem estava casado há 20 anos.

Tags:                              

Compartilhar