Categorias: Moda

Mestra das rendas: Martha Medeiros no BFF

01.11.2009

Não pense em apenas uma imagem de moda amarrando o desfile inteiro: a apresentação de Martha Medeiros no Brasília Fashion Festival foi mais um tour de force pra mostrar o quanto a estilista é boa com rendas. Sim: a técnica que resgatou seu posto fashion no mundo depois da Prada em 2008 tem sua maior representante de luxo em Martha aqui no Brasil. E ela leva super a sério: “A renda aqui é uma coisa artesanal e historicamente é tida como barata, ligada à escravidão. Na Europa, esse tipo de mão de obra é valioso, existe o mestre sapateiro, por exemplo. Então eu tive que trabalhar a qualidade disso, fazer com que as rendeiras fizessem um trabalho na renda no qual o avesso, de tão perfeito, não é identificável”.

Acrescente na conta acabamentos e aviamentos primorosos e voilá! Enche os olhos, mesmo: alta qualidade em tudo. Martha, que é de Maceió, tem cuidados do tipo usar uma só rendeira pra um look inteiro, porque uma mão diferente pode variar o tamanho do ponto. O resultado é que um vestido de noiva pode demorar um ano pra ser feito. Pra dar uma ideia, o vestido que Daniela Mercury vai usar no Grammy Latino na quinta-feira precisou da cantora 6 horas de pé pra ser modelado em seu corpo – vale o esforço, ela é a primeira brasileira a se apresentar no Grammy e vai usar um look rendado preto todo cheio de cristais Swarovsky. Detalhe: sem forro!

O desfile no BFF, portanto, serve mais como um mostruário dessas rendas maravilhosas do que como um lugar pra buscar tendências de moda. Ou seja: aparece um look à la Balmain, preto e curto, que mistura a renda com malha de metal, e em seguida um romântico, rosa claro, cheio de babados. Tudo bem: quem quiser usar renda boa – e tiver renda pra desembolsar vestidos que custam, dependendo da exclusividade, bem mais que R$ 4.000 – tem que procurá-la.

Tags:              

Compartilhar