A peça Neurotiq transforma ondas cerebrais em cores e o carregador de criança tecnológico Baby Moon
Tecnologia têxtil é um tema bem atual, haja vista os novos tecidos que prometem matar o Covid-19 ao entrar em contato com o vírus (clica aqui pra ver o post!). E entre os nomes que mais se destacam nesta área está o do artista e pesquisador Ricardo O’Nascimento, que lança o livro “Roupas Inteligentes: Combinando Moda e Tecnologia” (ed. Senac).
O livro, sobre a fusão de recursos eletrônicos na indumentária, é dividido em quatro partes: aborda conceitos de fashiontech e tecnologia vestível, apresenta tutoriais e diferentes possibilidades de materiais pra criação e desenvolvimento de projetos. Com a relação entre moda e tecnologia cada vez mais próxima, muitos projetos buscam trazer, através da roupa, melhorias pro nosso dia a dia.
Trans Warm Entities de Maartje Dijkstra e Newk (à esq.) e Aura Dress de Clara Daguin (à dir.)
Ricardo é fundador do estúdio de pesquisa e design Popkalab, especializado no desenvolvimento de tecnologias vestíveis, como roupas que reagem a sons, à luz e ao movimento. Radicado na Europa, onde desenvolve pesquisas, Ricardo já inovou com uma calça inteligente que guia o usuário na prática correta de posturas de ioga e uma camiseta que proporciona a sensação de um abraço, a Hug Shirt.
Tem também o Baby Moon, um carregador de criança estilo canguru criado por Geta Rasciuc que monitora o batimento cardíaco e a temperatura do pequeno. Outro acessório interessante é a peça Neurotiq, da empresa Sensoree, que consiste numa estrutura tricotada com fibra óptica e impressão 3D capaz de detectar ondas cerebrais e expressar nosso estado mental em cinco cores diferentes.
Ricardo O’Nascimento e a capa de seu novo livro “Roupas Inteligentes – Combinando Moda e Tecnologia”
Uma das criações mais fashionistas é o vestido Trans Warm Entities, criado pela estilista Maartje Dijkstra e o produtor musical Newk. A peça, em impressão 3D manual, possui diversos drones em sua estrutura que gravitam em torno da roupa. E tem também o Aura Dress, da estilista francesa Clara Daguin, com aplicação de bordado com materiais luminosos e sensores que fazem com que ele brilhe quando detecta movimento. Ou seja, a realidade de roupas inteligentes está mais próxima do que a gente imagina, né? O livro custa R$ 65 mas está com preço promocional de R$ 45 aqui neste link!