Categorias: Moda

Kenza Idrissi, uma estilista marroquina no Brasil

05.04.2011

Chris Bicalho estava hospedada no hotel Royal Mansour, em Marrakech, quando brilhos dourados ofuscaram seus olhos. Perguntou de onde vinham aquelas roupas e respoderam: a estilista Kenza Idrissi. As peças preciosas estavam ali à disposição de mulheres da realeza e de chefes de estado pro uso. Simples assim. Quando Chris começou a organizar a participação da B360, sua agência de viagens deluxe, na TravelWeek São Paulo, quis trazer também a estilista pra cidade. Kenza veio acompanhada de 7 looks que fazem parte da exposição “Morocco Haute Couture na NK Store, que rola até o dia 8/04. Blog LP foi conversar com a estilista dos brilhos marroquinos, confira:

Kenza, foi você quem fez o que você tá vestindo agora?
Não. Estou vestindo um look do estilista Albert Ouaknine, que é o meu preferido e que venho vestindo há 10 anos. Dizem que ele é a Louis Vuitton do Marrocos.

Você é formada em Relações Internacionais. Como estabeleceu uma relação com a moda?

Gosto de moda desde pequena. Me lembro de minha mãe chegando de viagem da Europa com uma mala cheia de sapatos. Gosto muito de história também – quando estava fazendo a pesquisa pro meu trabalho de especialização, que tinha os direitos das mulheres marroquinas como tema, pude perceber a diferença que a moda fez pras mulheres de lá com o passar do tempo. Do que a minha avó usava pro que minha mãe usava e pro que eu uso agora, muita coisa mudou.

Você considera a tradição da moda feminina do Marrocos um fator limitador pra criação de roupas?
Não. Estamos passando agora por uma reinvenção da moda marroquina. Hoje faço vestidos sem mangas, que podem ser usados por mulheres mais novas; vestidos sem os pesados cintos tradicionais, que acompanham vários dos trajes; e posso fazer vestidos com a barra mais curta, pra serem usados de maneira mais informal, com jeans por baixo.

E como se veste a realeza do Marrocos?
Eles seguem um protocolo pra se vestir, então suas roupas acabam sendo muito mais atreladas com o que é típico da nossa cultura. Mas as princesas gostam de se vestir de maneira discreta – mesmo quando estão usando os tecidos mais suntuosos que existem, o look é discreto!

Quais outros estilistas ou marcas você gosta?
Gosto muito de Marc Jacobs, Alexander McQueen e Oscar de La Renta. Em matéria de acessórios, sou uma fiel compradora da Gucci – estou usando bolsa e sapatos da marca [mostra as sandália de salto alto].

Gente! Não tinha ideia que embaixo desse vestido você tinha um salto tão alto assim…

Uso muito salto alto. Os sapatos da Gucci são muito confortáveis, por isso nem me importo. Mas as mulheres marroquinas tem um truque: quando vão em festas longas carregam um par de babuches pra trocar no fim da noite!

Tags:                                        

Compartilhar