A (não) retrospectiva de Jean Paul Gaultier em Londres

20.04.2014

E o jeans também ganha seu destaque!
Ao contrário da maioria das retrospectivas, essa não segue uma ordem cronológica – o que importa são os temas, revisitados por Gaultier em diferentes épocas da carreira. Acima, a religião
A haute couture também é destaque. Acima, o leopardo fake: são canutilhos bordados, um trabalho que tomou mais de 120 horas
A exposição é super bem-humorada, com manequins interativos que fazem caras e bocas
Mas sabia que a obsessão do estilista com corsets começou muito antes? Acima, Nana, o ursinho de pelúcia no qual Gaultier costurou um sutiã!
O famoso corset da turnê “Blond Ambition”, da Madonna
O estilista posa ao lado do moicano com a Union Jack. Todas as perucas foram produzidas especialmente pra exposição!
“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”, em cartaz no Barbican de Londres, traz uma retrospectiva do trabalho do enfant terrible

Jean Paul Gaultier é contra retrospectivas. “Isso é pra gente morta”, avisa o estilista francês na coletiva de imprensa da exposição “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”, em cartaz no Barbican de Londres até o dia 25/08. A capital inglesa é a 8ª cidade a receber a mostra montada inicialmente pelo Montreal Museum of Fine Arts, do Canadá.

Saiba mais sobre “Bloom Brasil”, livro de Li Edelkoort

“Tenho uma relação muito especial com Londres – é mais uma homenagem ao meu amor pela cidade”, explica Gaultier sobre a série de adições especiais da expô no Barbican, como a semana entre 22 e 29/05, com exibição de 18 filmes com curadoria do estilista. A lista inclui tanto títulos com figurino de Gaultier (“O Quinto Elemento” e “Kika”) como obras que o inspiraram (“Falbalas” e “The Rocky Horror Picture Show”) – aliás, os tais figurinos estão expostos, com uma sala dedicada só à eles.

Londres me deu vitamina e tudo o que eu precisava pra me inspirar”, recorda ele, que visitou a cidade pela 1ª vez nos anos 70 e se apaixonou pelos mercados de Portobello e Camden – mas principalmente pelos punks. “As ruas dessa cidade são minhas musas“, finaliza, lembrando-nos do título da exposição.

O roteiro do Vidigal pelas Pearls Negras

A afirmação de Gaultier não é uma metáfora. Stella Tennant, Erin O’Connor, Karen Elson, Lily Cole e Kate Moss são algumas das britânicas que habitam a sala das musas, outra adição especial da mostra londrina. E a americana Madonna não fica de fora, com figurinos, croquis e polaróides das provas de roupa da turnê “Blond Ambition” – sim, aquela do sutiã de cone“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”explora todos os interesses e obsessões do criador (por isso a curadoria temática, e não cronológica). E quem vai negar o convite pra um passeio pela mente do 1º enfant terrible da moda? Confira mais na galeria!

“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”
Até 25/08
Barbican: Silk Street, EC2Y 8DS, Londres
Informações: +44 020 7638 8891

Yéssica Klein, infohunter do Blog LP direto de Londres

Tags:                            

Compartilhar