A (não) retrospectiva de Jean Paul Gaultier em Londres

Matthew Lloyd/Divulgação
"The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk", em cartaz no Barbican de Londres, traz uma retrospectiva do trabalho do enfant terrible Próxima Ver mais fotos
"The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk", em cartaz no Barbican de Londres, traz uma retrospectiva do trabalho do enfant terrible

Jean Paul Gaultier é contra retrospectivas. “Isso é pra gente morta”, avisa o estilista francês na coletiva de imprensa da exposição “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”, em cartaz no Barbican de Londres até o dia 25/08. A capital inglesa é a 8ª cidade a receber a mostra montada inicialmente pelo Montreal Museum of Fine Arts, do Canadá.

Saiba mais sobre “Bloom Brasil”, livro de Li Edelkoort

“Tenho uma relação muito especial com Londres – é mais uma homenagem ao meu amor pela cidade”, explica Gaultier sobre a série de adições especiais da expô no Barbican, como a semana entre 22 e 29/05, com exibição de 18 filmes com curadoria do estilista. A lista inclui tanto títulos com figurino de Gaultier (“O Quinto Elemento” e “Kika”) como obras que o inspiraram (“Falbalas” e “The Rocky Horror Picture Show”) – aliás, os tais figurinos estão expostos, com uma sala dedicada só à eles.

Londres me deu vitamina e tudo o que eu precisava pra me inspirar”, recorda ele, que visitou a cidade pela 1ª vez nos anos 70 e se apaixonou pelos mercados de Portobello e Camden – mas principalmente pelos punks. “As ruas dessa cidade são minhas musas“, finaliza, lembrando-nos do título da exposição.

O roteiro do Vidigal pelas Pearls Negras

A afirmação de Gaultier não é uma metáfora. Stella Tennant, Erin O’Connor, Karen Elson, Lily Cole e Kate Moss são algumas das britânicas que habitam a sala das musas, outra adição especial da mostra londrina. E a americana Madonna não fica de fora, com figurinos, croquis e polaróides das provas de roupa da turnê “Blond Ambition” – sim, aquela do sutiã de cone“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”explora todos os interesses e obsessões do criador (por isso a curadoria temática, e não cronológica). E quem vai negar o convite pra um passeio pela mente do 1º enfant terrible da moda? Confira mais na galeria!

“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”
Até 25/08
Barbican: Silk Street, EC2Y 8DS, Londres
Informações: +44 020 7638 8891

Yéssica Klein, infohunter do Blog LP direto de Londres

Tags:                            

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas