Categorias: Moda

Irmãos Campana são figurinistas!

29.09.2009

Divulgaçãometamorfose-home“As Metamorfoses” tem figurino e cenografia dos Campana

Os irmãos Humberto e Fernando Campana são referência direta quando o assunto é design. E quando o assunto é moda não é difícil lembrar que eles desenharam uma linha superpop pra Melissa. Mas esse foi o contato mais próximo da dupla com esse universo, até que foram chamados por um amigo de longa data – há 2 anos – pra desenhar os figurinos e cenários de um espetáculo de dança. Frédéric Flamand é o coreógrafo que fez o convite, e a obra é “As Metamorfoses”, de Ovídio, com execução do Ballet National de Marseille, que chega a SP para apresentações entre os dias 02 e 04/10, depois de passar por Paris, Londres, Milão e Luxemburgo.

Humberto Campana conversou com o Blog LP e contou que assim que foi feita a proposta, ele e o irmão se dividiram entre o Brasil e a França durante um ano pra fazer pesquisas nos mercados de pulga e lojas de construção de Marselha. “Nós começamos sempre pelo materiais que a cidade nos oferece e o próprio material é que diz no que quer se transformar”. Diante da prioridade em relação à matéria-prima, a maior parte dos figurinos foi criada apenas a partir da modelagem destas no corpo dos bailarinos. “Trabalhamos com os artistas pra ter o feedback deles – voltávamos ao Brasil pra desenvolver e mandávamos de volta pra manufatura em Marselha. Foi uma experiência incrível, principalmente com o uso do velcro, que nos aproximou muito da moda, pelo fato de possibilitar a desconstrução da roupa no corpo.”

Divulgaçãometamorfose-home2“As Metamorfoses”

O material-surpresa dos designers se une a fios de alumínio e plástico espaguete nas roupas. Na cenografia, mangueiras, tubos e tecidos superfinos, com ar de membranas – vale tudo pra reaproveitar elementos de forma inusitada e criativa. O velcro foi tão bem recebido pelos Campana que está na lista de projetos futuros. Só que não é pros fashionistas se animarem: por enquanto, nada de vestuário! Eles não têm nada em vista na área, mas parece que estão bem animados no desenvolvimento de joias pra uma exposição. Diante de tanta energia, não é você que vai ficar com preguiça de conferir as criações deles no Teatro Alfa, né? As infos estão na Agenda!

Tags:                  

Compartilhar