Categorias: Celebridades Moda

Iris Apfel te ensina a se divertir com a moda

18.09.2013

E uma frase pra vida: “Vocês não devem se preocupar com o envelhecimento. A alternativa pra ele não é muito agradável…”
Iris Apfel: “A elegância mudou com os anos. É só olhar pela janela e ver que foi tudo embora”

Iris Apfel está no Brasil a convite da Swarovski, como Blog LP te adiantou. Esta é a primeira vez dela no país: em uma semana, ela passou por Rio e SP e as famosas feirinhas das duas cidade estiveram no roteiro da designer de acessórios, que adora comércios do tipo. “Me disseram que só encontraria produtos chineses, mas não é verdade. Adorei o artesanato nativo do Brasil. Também estive no Museu Afro Brasil, que eu recomendo muitíssimo, assim como os grafittis em SP”, contou durante um bate-papo mediado pela empresa de cristais.

Leia mais: Iris Apfel é a musa da terceira idade

A designer, decoradora e ícone fashion contou um pouco de sua trajetória pra imprensa e convidados: “Comecei no ‘Women’s Wear Daily‘ (WWD), que era nada tecnológico naquela época. Eu ganhava US$ 15 por semana – acho que não dá nem pra pagar um almoço aqui, não é? E as coisas foram acontecendo sem que eu planejasse muito. Houve um momento em que fiquei muito velha pra ser mãe e muito nova pra morrer, então decidi continuar trabalhando”. Entre os trabalhos que ela cita, vale lembrar que Iris participou da decoração da Casa Branca durante 9 mandatos presidenciais diferentes! Com 92 anos, ela já viu muita coisa e não pensa em se aposentar: “Meu Deus, não! Todos deveriam fazer algo. Se você não gosta do que faz hoje, se aposente e comece a fazer algo que lhe agrada!”.

Veja também Iris Apfel como modelo pra “Dazed & Confused”

Nascida em 1921, ela foi uma criança criada durante a Grande Depressão (em 1929) e isso influenciou seu estilo. “Aprendi com minha mãe que apenas com um vestido preto, mudando os acessórios, você pode ir a qualquer lugar, incluindo uma festa de gala. Gosto de roupas arquitetônicas, mas nada enfeitado, porque eu mesma enfeito minhas coisas. Quase todo estilista faz algo que eu gosto. Gosto muito do Ralph Rucci, que é meu amigo, mas não tenho nenhum nome em especial pra citar”.

Blog LP sentou com Iris Apfel pra continuar a conversa – leia abaixo:

Qual foi o filme que mais te inspirou?
Não sei se um filme realmente já me inspirou, mas há anos eu via um filme com Rosalind Russell no qual ela fazia uma mensageira e corria pro escritório com peles de raposa em torno de seu pescoço e atendia 3 telefones de uma vez, e eu achava aquilo muito glamuroso, era o que eu queria fazer.

Como continuar se divertindo com a moda no decorrer dos anos?
Sempre há algo pra você olhar. E se não vejo nada, invento!

Do que você sente mais falta na moda hoje?
Oh… Quase tudo! A moda mudou muito. As roupas não são mais construídas como eram, os tecidos não são feitos do mesmo jeito. Coisas maravilhosas hoje são tão caras que as pessoas não podem mais comprar. Acho que as pessoas não ligam mais pro que elas estão usando. As pessoas costumavam a ser bem mais arrumadas e isso era parte de um todo. Moda não é só um vestido, é como você combina tudo.

E o que não te faz falta nenhuma?
Biquíni. Essa é uma das coisas boas em ficar velha, você não precisa mais se preocupar em ficar bem em um biquíni.

Tags:                        

Compartilhar