Os 30 anos de carreira de Yohji Yamamoto ganha exposição que pode ser vista e sentida

16.03.2011

Faz 30 anos Yohji Yamamoto apresenta suas coleções na Semana de Moda de Paris, e nada melhor pra celebrar este aniversário que a publicação de um livro de luxo com fotos de seu trabalho clicadas por Nick Knight, Craig McDean e Inez van Lamsweerde & Vinoodh Matadin. Mas a obra corresponde só a 2ª parte da celebração: o destaque fica pra exibição solo do estilista no museu Victoria & Albert, em Londres! Ela vai até 10/07 e foi desenvolvida pelo colaborador Masao Nihei com curadoria de Ligaya Salazar. Veja algumas imagens do que está exposto lá na galeria abaixo:

Na expô, além de vídeos, imagens, uma linha do tempo e informações sobre a carreira e o trabalho do estilista, 80 peças ficam expostas pelo espaço da galeria contra um fundo de paredes brancas com desenhos de mulheres nuas feitos por Yamamoto. E não existe vitrine ou barreira pra distanciar as roupas dos visitantes da mostra – o objetivo é permitir que cada peça seja tocada e sentida! Elas também não seguem uma ordem cronológica – Yohji cria peças pensando que elas possam ser usadas por no mínimo 10 anos.

Não pára por aí: no sul de Londres, outras 2 expôs que exibem trabalhos de Yamamoto estão abertas. O ” Wapping Project Bankside Galleries” expõe imagens das “mulheres de Yohji” até 14/05; e o histórico e enorme vestido de noiva com estrutura de crinolina criado em 1998 fica suspenso sobre água no “Wapping Hydraulic Power Station” até 14/07. Essa galeria abaixo traz mais fotos de diversos momentos do estilista em homenagem a esses 30 anos – e Blog LP também indica o documentário do Wim WendersIdentidade de Nós Mesmos“, com Yohji.

Tags:        

Compartilhar