Guto Carvalhoneto cria objetos vestíveis a partir de tapumes e expõe em tour virtual!

23.09.2020

Foto Divulgação

A partir de fotos de tapumes de Flavio Emanuel, surgiu o projeto Derme

Moda também é arte? Pergunta polêmica, mas pro estilista baiano Guto Carvalhoneto é sim! Guto dá asas à subjetividade em seu ateliê no Rio de Janeiro desde 2011 com peças que não se submetem ao mercado e chegam até a problematizar a moda convencional – seu desfile de estreia no Rio Moda Rio em 2016 foi um marco!

Nascido no sertão baiano, Guto acaba de voltar de Portugal onde fez residência artística com exposição numa galeria local. Inspirado nas fotografias de tapumes de Flávio Manuel em Nova York em 2018,  Guto foi fazendo experimentações em estamparia, tecidos e modelagem que resultam agora no projeto Derme.

Guto Carvalhoneto cria peças que ele chama de objetos vestíveis

Os “objetos vestíveis” podem ser vistos em tour virtual em 3D pelo seu estúdio – clica aqui pra conferir! No tour tem informações sobre a mostra e sobre o trabalho de Guto. Ele procura fazer uma reflexão sobre o traçado estético que tem o homem como figura central, em que “a ação humana se torna força dominante na Terra e em que refletimos sobre outras formas de estar no mundo, um mundo cada vez mais em ruínas”.

Para Guto, “Derme é a síntese de um sistema colapsado, pós-apocalíptico, onde a intervenção do homem transforma sua própria natureza”. Derme é um “work in progress“, com outras etapas por vir, como livro e fashion film, e tem o apoio da fábrica de tecidos Werner. Todas as peças estão à venda.

Tags:      

Compartilhar