DivulgaçãoEssa foto marcou a comemoração de 10 anos do grupo! Na 1ª fila, Mônica Torres (ex-Frizon), Luiza Magalhães e Márcia Correia (Art Man) e Mabel Magalhães (Artimanha e depois Mabel Magalhães); na 2ª fila, Eliana Queiroz (Femme Fatale, depois Eliana Queiroz), Ném Campos (IBZ, que substituiu a Straccio), Liana Fernandes (Comédia) e Helen Carvalho (Bárbara Bela); na 3ª, Terezinha Santos (então da Patachou), Scheila Mares Guia (Allegra e sócia da Helen Carvalho, enquanto a marca durou) e Mônica Fleury (sócia da Liana Fernandes na Comédia)
DivulgaçãoCampanha da Mabel Magalhães – a marca hoje faz parte do line-up do Minas Trend
DivulgaçãoPitti no desfile do Palácio das Artes
DivulgaçãoLooks da marca Art Man no desfile do Palácio das Artes – ela era a única de moda masculina no GMM
DivulgaçãoA marca Comédia no desfile defronte à igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto
DivulgaçãoLook Pitti (que depois virou Renato Loureiro), no desfile da Praça da Estação
DivulgaçãoRenato Loureiro, líder do GMM, e curador da atual exposição, após desfile da sua marca no Centro Universitário UNI-BH
DivulgaçãoPatachou e Art Man no desfile do shopping Quinta Avenida
DivulgaçãoDesfile na Praça da Estação com looks da Comédia (à esq.) e da Straccio (à dir.)
DivulgaçãoArtimanha no desfile do Palácio das Artes, que depois virou Mabel Magalhães
Hoje em dia a gente vê cooperativas, co-working, coletivos e tais e pensa que tudo isso é muito novo e contemporâneo, né? Mas houve um dia em que dez marcas conseguiram se unir e acabaram plantando uma semente pra fazer história na moda brasileira: era o Grupo Mineiro de Moda, organizado no início dos anos 80. O Grupo Moda-Rio veio antes, e a Cooperativa Paulista de Moda depois – e cada um deles foi importantíssimo porque se propôs a batalhar em um país que ainda tinha pouca ou quase nenhuma cultura de moda montando desfiles e outras ações conjuntas e dando mais visibilidade pras suas criações.
Pra comemorar os 35 anos desse marco em BH, o Centro de Referência da Moda que fica na cidade abre a exposição “Grupo Mineiro de Moda – Na Vanguarda dos Anos 80” no dia 1/09 com fotos, textos, cerca de 15 vídeos de desfiles e momentos da história do grupo, acessórios e 36 looks que nunca foram expostos depois de lançados. 60 pessoas que faziam parte ou eram ligadas ao grupo deram depoimentos inéditos que também farão parte da expô! A curadoria é de Renato Loureiro, que foi um dos integrantes do GMM. Vale ir e relembrar o trabalho de gente como Mabel Magalhães, Terezinha Santos (que então era da Patachou) e do próprio Renato, né? Anota aí na agenda!
“Grupo Mineiro de Moda – Na Vanguarda dos Anos 80”
De 1/09 a 20/12; de terça a sexta das 9h às 21h, sábado e domingo das 10h às 14h Centro de Referência da Moda: r. Bahia, 1149, Centro, BH
(31) 3277-4384
Entrada gratuita