Categorias: Moda

Gaetano Pesce – saiba quem é o criador da nova Melissa

29.05.2010

Blog LP já te mostrou a nova Melissa criada por Gaetano Pesce. Pra quem ainda não o conhece, Gaetano é um arquiteto e designer nascido em La Spezia, na Itália, e estudou arquitetura em Veneza. É reconhecido pela busca por novos materiais, tecnologias e o uso intenso da cor. Criou a famosa poltrona UP5 (conhecida como Donna) em 1969 e já recebeu o prêmio Chrysler de inovação e design em 1993. O artista esteve aqui no lounge da Melissa no Fashion Rio e fomos conversar com ele! Confira!

Blog LP: Gaetano, como surgiu a parceria com a Melissa?
Gaetano Pesce: Há um ano, Edson Matsuo [coordenador do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Grendene] me convidou pro projeto. Sempre gostei de trabalhar com materiais sintéticos e plástico.

A Melissa é um sapato de plástico. Como você mesmo disse o plástico sempre esteve presente em suas criações. Mas você já tinha feito algo relacionado com moda?
Há muito tempo já pensei em um projeto de sandálias e já criei um suéter pra “Elle” francesa.

Pensa em continuar o trabalho no mundo da moda?
Depende. Não tenho pretensão ou interesse de continuar desenvolvendo trabalhos relacionados a moda. Cada caso é um caso. Se houver alguma proposta que me interesse, posso realizar sim. Gostaria muito de realizar o projeto de um sapato de cristal líquido que muda de cor quando entra em contato com a luz do sol. Mas ainda é preciso mais tecnologia para realizá-lo, o que deve se resolver somente daqui um ano. Seria muito bom continuar realizando parcerias com a Melissa.

Voltando a falar da parceria com a Melissa, como se chama o modelo com a sua assinatura?
O nome da sandália é “Fontessa”, que na verdade é o nome da minha filha de 3 anos. Aliás, esse modelo será lançado em tamanho pequeno, para crianças.

E para homens?
Não sei, mas para homens acho que não.

Você participou do processo de escolha da cartela de cores? Qual a sua preferida?
Sugeri apenas que elas fossem fabricadas nas cores azul, vermelho e preto. Minha preferida é a rosa, mas gosto muito da transparente também. Acho que ela pode ficar muito legal em contraste com alguns tons de pele.

É verdade que você gostaria de realizar um projeto de arquitetura aqui no Brasil?
Sim, O projeto se chama “Torre Pluralista” ou “Edifício Pluralista”. A idéia é que cada andar fosse criado e desenvolvido por um artista diferente. Seria ótimo poder construí-lo em SP.

Por que SP?
Acho a arquitetura de São Paulo muito séria. A cidade tem um mix de realidades, por isso o pluralista. Expressar essas diferenças em um mesmo prédio seria uma experiência muito bacana.

Igor Carvalho, infohunter do Blog LP

Tags:                

Compartilhar