Frederico F., uma marca pra conhecer direto de Olinda

27.08.2016

E aí, curtiu? Bem legal!
Os preços variam de R$ 229 a R$ 998
Ele gosta de deixar partes do corpo à mostra, como nessa camiseta!
Essa blusa é um exemplo do que ele chama de acabamentos “desacabados”, com recortes feitos depois da peça pronta
E ele acredita que muitas podem transitar entre o dia e a noite
As roupas são feitas de linho, cambraia, algodão e seda
Ela aparece em diferentes peças
Essa é a estampa “O Retorno”, inspirada na xilogravura de Samico
Clica aqui pra ver mais das roupas do Frederico F.

Frederico F. é a marca de um estilista de Olinda que existe desde 2011. Mas como a gente ainda não conhecia o trabalho dele, resolvemos ir atrás pra saber mais! A última coleção é bem sóbria, com uma única estampa chamada “O Retorno” inspirada em xilogravura de Gilvan Samico. Mas o mais interessante são os recortes que ele faz depois das peças já acabadas, que ele chama de acabamentos “desacabados”. Confira a entrevista e depois veja as fotos do trabalho de Frederico na galeria – é só clicar acima!

Conheça também nova marca que usa celulose de reflorestamento!

Como foi a sua trajetória na moda?
Comecei muito novo: trabalhei em showroom ainda adolescente, depois em loja de varejo durante alguns anos e em 2010 fui convidado pra integrar a equipe de estilo da marca Francisca, logo após sua entrada no Fashion Rio. Depois organizei meu próprio desfile em 2011, com uma coleção que havia criado, e paralelamente a isso fui diretor de estilo da pernambucana Pinna. No ano seguinte retornei pra Francisca como estilista em SP, cidade onde estou desde então. Mesmo com tudo isso, sempre fiz minhas coleções, em um ritmo no qual acreditava e podia.

Como surgiu a Frederico F.?
A marca surgiu em 2011, eu tinha acabado de sair do estágio. Fiz a coordenação de camarim de um evento local em 2010 e brinquei com o dono do evento que em 2011 estaria ali desfilando minhas roupas. Depois dessa promessa saí em busca de um espaço pra montar meu ateliê, aluguei uma sala comercial em Recife, montei a coleção, fiz a 1ª campanha, organizei um desfile mais intimista numa galeria de arte pra convidados e o organizador do evento em que havia trabalhado foi. No final ele veio me dar os parabéns e falou que eu estava dentro da próxima edição do evento dele! Desde então tenho me dedicado à marca como projeto de vida.

Por que a escolha de manter o seu nome próprio como nome da marca?
Nunca pensei em outro nome. Acho que é mesmo mais complicado a marca ser homônima, pois é como se houvesse um compromisso com o conceitual, mas hoje vejo como um compromisso com a minha identidade como criador. Comecei a me amar como Frederico depois que a marca surgiu, antes disso era sempre Fred.

O que te inspira?
Sempre me inspiro em coisas vivas à minha volta. Na maior parte do tempo sou inspirado pelo que é belo, principalmente pelo feminino, pela mulher em sua forma natural. Gosto de sentir a vida das coisas, e é isso que me arrepia, que me faz querer criar. Árvores, água, cabelos ao vento… Sou muito inspirado por minhas memórias de infância também, hoje vejo que muito do que sou devo ao que vivi ainda pequeno.

Conhece a marca carioca Club du Hôtel? Vem saber mais!

Quem você gostaria de ver usando sua marca?
Tenho uma lista extensa de pessoas que queria que usassem minha marca. Mas seria um sonho ver a Kate Moss usando uma peça minha, num dia de sol!

Quais são os planos pro futuro?
Quero desfilar em uma grande semana de moda. Ter um ponto de venda fixo só da marca, onde a pessoa entre e sinta o mood da coleção e o meu mundo. Sonhos? Ter um ateliê enorme com várias pessoas pensando em conjunto comigo e fazer da marca não só a minha paixão, mas a de várias pessoas.

Frederico F.brand.fredericof@gmail.com

Tags:                                                      

Compartilhar