Feira hipster é a nova feira hippie!

17.08.2015

Antes, existia a feira hippie. E, bem, antes existiam os hippies. Mas hoje os hipsters são a tribo moderna da vez, e uma das características essenciais desse pessoal é a glamourização (ou a gourmetização, se você quiser usar o termo da moda) do dinheiro curto: eles dão uma estética caprichada pro boteco e o transformam em um point bacana, colocam um rótulo todo minimalista no pote de geleia pra deixá-lo mais atraente, dão um status mais bacana pra coisas simples como a cadeira de praia coloridona e o filtro de barro… Por aí vai. Se você passeia em Williamsburg, o bairro hipster por excelência no Brooklyn nova-iorquino, vai reparar que se a vida dá só uns limõezinhos, os hipsters fazem uma limonada suíça deliciosa: a simplicidade só precisa de um filtro gratuito do Instagram e o luxo está no produto exclusivo, feito à mão, vegano, de tiragem limitada, de produtor independente… E essa belezinha nem é tão cara!

Leia também: SP ganha um “novo” centro cultural

E aí a gente chega no Brasil, onde 1º veio a grande onda dos food trucks e eventos gastronômicos em lugares alternativos em geral, que ficou superbombada em SP via O Mercado Feira Gastronômica com suas filas quilométricas, e depois mais ativada ainda pelo Butantan Food Park. Essa cena não dá sinais de esfriamento: o próprio time do Butantan abriu um novo espaço temporário em uma travessa da av. Brigadeiro Faria Lima, na r. Matias Valadão (o Faria Lima Food Park deve funcionar até fim de novembro), e outro fixo, ao lado da estação de metrô Marechal Deodoro, o Marechal Food Park.

Veja também: quem são as top pinadoras de moda do Pinterest Brasil?

Mas como o que interessa pra gente é marca menor e de perfil independente de roupa, acessório e cosmético, também reparamos que as feirinhas organizadas em espaços abertos, casarões, vãos de prédios e outros do gênero estão ficando caprichadas. Em tempos de crise, onde marcas novas não tem quase nada de capital inicial e os clientes gostam de preço baixo (mas acham que o fast-fashion vai contra os seus princípios ou tem uma moda muito massificada), a feira hipster é o melhor antídoto. O programa mais legal de agora e do próximo verão! Fora que é muito bacana conversar com quem criou a roupa que você está comprando, e geralmente quem fica no espaço durante a feira é o próprio estilista ou designer! Lembra uma versão atualizada do Mercado Mundo Mix, né? Ai, até bateu saudade! Abaixo, a gente separou alguns exemplos de eventos e espaços dessas feiras modernas de SP e do Rio. E os comentários, mais abaixo ainda, são o espaço democrático onde você pode divulgar a sua feira, dividir a dica da sua cidade, perguntar pros outros sobre os eventos… Corre lá!

Em SP:
. Armazém da Cidade (em parceria com o Catraca Livre)
. Art Pop Up
. Casa de Pandora
. Jardim Secreto

No Rio:
. Coletivo Carandaí
. Mercado Mistureba
. O Cluster
. O Mercado – Estilistas Independentes

Tags:                          

Compartilhar