Categorias: Fashionteca

Viagra Couture outono-inverno 2009/10

20.03.2009

Em tempos de incertezas e crise, os estilistas mais importantes do planeta não bobeiam. Para a temporada de outono-inverno 2009/10, eles apostam explicitamente em uma coisa que nunca sai de moda. SE-XO!

Dessa vez a interpretação da atividade mais prosaica, prazerosa, barata e popular do ser humano vem quase literal, uma caricatura do erótico. Aparecem transparências, couro, pele, muito preto, brilhos de todas as formas – até os que lembram as roupas de borracha dos sex shops!

Há muito a moda não era tão explicitamente sexy – provavelmente a Gucci de Tom Ford na década de 90 foi a última grande onda fashion-sexual. Essa moda-fetiche de agora lembra Gaultier, Versace e Westwood nos anos 80, com pegada total “club” (boate e clube de sexo, mesmo).

Vivemos em tempos do politicamente correto vs. tédio? Nos anos 80 as pessoas realmente se divertiam mais? O hit “Relax, don’t do it” faz todo sentido agora, e é inclusive trilha do desfile de Jean Paul Gaultier, estilista que apostou forte na tendência trazendo o clima sadomasô para as passarelas. O videoclipe da música se passa num inferninho e, mesmo sendo em um clube gay, dá para notar muitas das peças de roupas vistas nas passarelas no meio do figurino: calça e luvas de couro, tachas, blusa transparente, corselet, maxibijoux, jaquetas perfecto.

O acessório mais visto da temporada não é uma bolsa de croco chiquérrima, nem um escarpin ornamentado. Pense na bota de cano longo que vai subindo pela coxa – e sobe, e sobe… às vezes tem até cinta-liga que a prende na coxa (Hussein Chalayan) ou no cinto (Prada). A personagem de Julia Roberts em “Uma Linda Mulher” faz escola.

Experimente comparar vários looks do próximo outono-inverno 2009/10 com looks que estão à venda na loja virtual da tradicional loja que fica no coração do comércio das “moças de vida fácil”, a Ropahara Moda Exótica. A alta moda volta definitivamente a olhar para a rua – neste caso, para as esquinas… Viva o Baixo Augusta!

It girls do momento já anunciavam essa nova atitude hedonista: garotas de beleza agressiva e que brincam com o vulgar, como a modelo Agyness Deyn e a jovem socialite Alice Dellal. As duas já chegaram a usar vestidos totalmente transparentes, mostrando que estavam sem calcinha! A nova candidata a rainha do pop Lady Gaga também é famosa por seus figurinos – ela quase não usa vestidos, nem calças, nem saias: só maiôs e bodies. Outro sinal dos tempos é Adriana Lima, a modelo mais sexy do mundo segundo o site Models.com, de volta às passarelas no desfile da Givenchy e também na estreia da badalada revista “Love” encarnando a neodiva-problema Amy Winehouse; e Pamela Anderson, talvez a playmate + famosa do mundo, no desfile de Vivienne Westwood em Paris. 

E a Madonna? Fazia tempo que ela não usava o sexo como matéria-prima de sua obra pop de maneira tão explícita. Até ela, mesmo frequentando a cabala, voltou ao tema!

No Brasil, um país conhecido mundialmente pela sua sensualidade, a volúpia deu as caras nos desfiles da Forum, Iódice, Colcci, Coven, Huis Clos, Walério Araújo e Rober Dognani. Agora, se a pouca roupa e o sexo deram as coordenadas desta temporada de inverno, imaginem o que deve vir para o próximo verão?!

Tags:                                                        

Compartilhar