Tudo bem, você ficou vidrado no tapete vermelho do baile do Met que rolou ontem, 7/05, mas a gente não pode esquecer que ele acontece por um motivo, certo? A exposição “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination” traz não só criações de moda que se inspiram no universo católico como também mais de 40 peças do acervo do Vaticano em si, que correspondem a 15 papados!
O plano do curador Andrew Bolton no começo era lidar com 5 religiões, incluindo islamismo, judaísmo, budismo e hinduísmo. Ele desistiu quando percebeu que a quantidade de elementos que se inspiram na religião católica e no cristianismo era muito maior, e ficou com receio desse desequilíbrio ser mal-interpretado. Acabou fechando o recorte, que traz trabalhos de Cristóbal Balenciaga, Dolce & Gabbana, Riccardo Tisci (na Givenchy), Gianni Versace, Yves Saint Laurent, Chanel (com Karl Lagerfeld), Valentino (com Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli), Viktor & Rolf, Rick Owens e muito mais. Na galeria você confere um preview – a expô abre pro público no dia 10/05 e fica em cartaz no Metropolitan Museum of Art de NY até 8/10.
DivulgaçãoO coral espanhol Orfeón Donostiarra ganhou looks desenhados por ninguém menos que Cristóbal Balenciaga. Eles estão na exposição “Heavenly Bodies”. Vem ver mais do preview!
DivulgaçãoPeça usada pelo papa Pio 9º
DivulgaçãoEsses looks da Rodarte de 2011 têm sua paleta de cores retirada das obras de Fra Angelico, artista superimportante do começo do Renascimento
DivulgaçãoLook do papa João Paulo 2º…
DivulgaçãoCom o tradicional sapato vermelho! Os papas têm usado sapatos vermelhos por séculos
DivulgaçãoEsse look de 1987 de Roberto Capucci é chamado de “Angel D’Oro” – anjo de ouro!
DivulgaçãoEssa coroa maravilhosa foi um presente pro papa Pio 9º das mulheres da realeza da Bélgica
DivulgaçãoCapa de seda branca com bordados dourados, direto do acervo do Vaticano
DivulgaçãoO outono-inverno 1984/85 de Thierry Mugler é batizada “L’Hiver des Anges”, o inverno dos anjos. Os ombros e mangas dos looks lembram asas! Que tal?