Schiap-a-mania!

Reprodução
Elsa Schiaparelli ao lado de Salvador Dalí: a marca deve, enfim, voltar à ativa Próxima Ver mais fotos
Elsa Schiaparelli ao lado de Salvador Dalí: a marca deve, enfim, voltar à ativa

Hoje é dia de baile do MET! Pra quem não está familiarizado: o MET é o Metropolitan Museum of Art de NY, onde fica o Costume Institute. Anualmente, eles armam uma exposição fashion – a última, sobre o trabalho de Alexander McQueen, foi um blockbuster com filas imensas. A próxima, que estreia hoje (por isso o baile), é uma “conversa” entre os trabalhos da Prada e de Schiaparelli. Hoje em dia todo mundo é familiarizado com a Prada de Miuccia (principalmente depois do título do filme “O Diabo Veste Prada“), mas sobre Schiap pouca coisa é dita. Elsa Schiaparelli foi uma das maiores estilistas da década de 30, rivalizou com Coco Chanel e foi extremamente artsy em sua trajetória, inclusive contando com colaborações de artistas como Salvador Dalí e Jean Cocteau.

Minicoleção da Prada é étnica e vintage
Como eu me sinto quando vejo um gif da Prada? Confira!

As expôs do MET são tão impactantes e sua curadoria é tão up-to-date que o esperado é que aconteça uma tendência Schiap (seja porque o momento pra fazer essa expô é certeiro, ou porque ela tem o poder de influenciar a moda, ou uma mistura dessas duas coisas!). E Diego della Valle, sr. Tod’s e atual detentor dos direitos sobre o nome Schiaparelli, finalmente parece sinalizar que vai aproveitar essa propaganda gratuita pra relançar a marca no mercado em setembro com ênfase em acessório, perfume, cosmético e uma pequena linha de roupas.

Diego já possui a Schiaparelli desde 2007 mas, apesar de rumores (Olivier Theyskens e John Galliano já foram apontados como possíveis diretores criativos), o relançamento nunca se mostrou concreto… até agora. Parece que Farida Khelfa, ícone de estilo e musa de Jean Paul Gaultier e Azzedine Alaïa, será a porta-voz da grife, que vai se estabelecer no nº 21 da Place Vendôme (o 1º ateliê foi ali; a Chanel fica no 18). Khelfa, que esteve no Brasil recentemente pra apresentar seu documentário sobre Gaultier, deve comparecer ao baile do MET hoje usando um look original Schiaparelli. E Diego tem experiência no assunto: foi ele que quem refez a Roger Vivier em 2002, marca de sapato que atualmente tem Bruno Frisoni como designer e Inès de la Fressange como embaixadora. No ano passado, a Vivier cresceu 67,9%.

Diego della Valle está conversando com John Galliano… Sobre o que será?
Surrealismo na moda? Tá na mão, vem ver!

A exposição abre pro público na quinta-feira, 10/05, e vai até 19/08, com cerca de 90 peças e 30 acessórios by Schiap (e mais itens by Miuccia Prada). A atração principal deve ser um vídeo by Baz Luhrmann com Miuccia e a atriz Judy Davis no papel de Elsa Schiaparelli conversando. Bacana, né? Blog LP já está doido pra ver de perto!

Tags:                                                      

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas