A Ray Ban faz aniversário!

29.10.2012

Patti Smith (no meio), com seu Wayfarer
O rei do pop também usava a Ray-Ban
Madonna usa até hoje
Kate Moss
Até o presidente dos EUA, John F. Kennedy, já usou
James Dean, nos anos 50
A marca começou com os aviadores, mas aqui são astronautas da Nasa que usam os óculos!
Lady Gaga aparece com o Clubmaster
Keith Richards, Mick Jagger e Bob Dylan, com seu modelo aviador
A diva Marilyn Monroe e Arthur Miller
O artista Andy Warhol não era visto sem o seu Wayfarer
A marca virou ícone, assim como essa cena de Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo”

Há 75 anos, antes dos óculos de sol da Ray Ban virarem símbolo de status e estilo, eles foram criados com um intuito mais utilitário, de proteção mesmo. A ideia veio de um piloto de avião americano que, em um de seus vôos, percebeu que tinha prejudicado sua visão por conta do sol. Ele entrou em contato com a Bausch & Lomb – companhia criadora da marca – e sugeriu que fizessem óculos escuros que protegessem seus olhos, mas que também fossem sofisticados. Em 1937, após alguns testes realizados no ano anterior, o modelo Aviador começou a ser comercializado. Por conta do sucesso do 1º, nos anos 50 eles lançam outros modelos que também se tornaram clássicos absolutos: o Clubmaster e o Wayfarer.

A volta da grife de Rudi Gernreich

2012 marca os 75 anos de história da Ray Ban, que já fez a cabeça de pessoas do mundo todo, desde gente comum até grandes astros do cinema e presidentes. Quem não lembra de James Dean com os seus óculos, escuros e de grau? E Marilyn Monroe e seu modelo de gatinho? Nem se fala, então, de Audrey Hepburn, que imortalizou três marcas ao mesmo tempo na cena de abertura de “Bonequinha de Luxo“: a Ray Ban, usando o modelo Manhattan, muito confundido com o Wayfarer por causa do design similar; a joalheria Tiffany – afinal, é de lá a vitrine que ela tanto admira; e a Givenchy, com seu pretinho básico, um dos figurinos mais famosos do cinema.

O grupo de luxo da Chanel

Pra comemorar o aniversário, dois livros em sua homenagem pontuam a data. O 1º foi o “Legends: Untold Stories“, edição especial e limitada, não comercializada, entregue pela marca pra um maling selecionado. Histórias nunca contadas foram escritas por personalidades, a partir de uma foto icônica: Iggy Pop escreve sobre uma imagem de Keith Richards; Johnny Marr, ex-guitarrista do The Smiths, fala sobre Debbie Harry; o rapper Pharell Williams trata de ninguém menos que Michael Jackson e por aí vai.

O estilo de Beth Ditto, que participa de “Legends”

Já no Brasil, um livro com retratos de brasileiros, clicados por Bob Wolfenson, será lançado. Pessoas como Laura Neiva, Emicida, o quadrinista Lourenço Mutarelli e Ângela Ro Ro estão por lá, usando modelos da marca. “75: Meet The Legends” sai por aqui no dia 31/10. Na galeria você confere imagens clássicas – assim como os óculos – de Bob Dylan, Patti Smith, Madonna e de outras estrelas mais recentes que também aderiram à grife, como Lady Gaga e Kate Moss. Ficou curioso pra ver um pouquinho mais? Então clica na foto!

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