O visionário André Courrèges morre aos 92 anos

08.01.2016

O rei do futurismo nos anos 60; um dos responsáveis pela invenção do look jovem na alta moda; sinônimo da moda sessentinha. André Courrèges, o fundador da maison homônima, morreu aos 92 anos depois de 30 convivendo com o mal de Parkinson.

Confira o desfile de primavera-verão 2016 da Courrèges, com novos estilistas

A marca de André, que ele levantou junto com a mulher Coqueline após uma passagem pela Balenciaga, foi lançada em 1961. Ao lado de estilistas visionários como Pierre Cardin e Paco Rabanne, Courrèges marcou uma época e uma estética – conectado à invenção da minissaia, apesar da inglesa Mary Quant também requerer o título, fez com que tudo o que tinha vindo antes imediatamente ficasse com um ar antigo. O arrojo moderno de suas criações foi tão influente que hoje, quando a gente pensa em “look anos 60”, invariavelmente pensa num look dele. O começo dessa estética futurista, ligada à corrida especial e à chegada do homem na lua, teve um marco no lançamento de sua coleção Space Age, em 1964.

No outono-inverno 2014/15, a coleção da Miu Miu foi superCourrèges – relembre!

André se aposentou nos anos 90 mas sua mulher continuou o legado com relançamentos. Em 2011, a marca foi comprada por Jacques Bungert e Frédéric Torloting, e na temporada de primavera-verão 2016 rolou o 1º desfile sob a batuta dos novos estilistas Sebastien Meyer e Arnaud Vaillant. Na galeria, a gente relembra essa estética Courrèges tão característica. RIP!

Tags:              

Compartilhar